Após medalha de ouro, Joel Embiid recebe homenagem em Camarões

Embiid nasceu e passou 14 anos da sua vida no país africano

medalha ouro Joel Embiid Fonte: Reprodução / X

Medalha de ouro em Paris, Joel Embiid recebeu uma nova medalha, desta vez no Camarões. Nascido no país afriano, o pivô foi homenageado pela ‘ordem de valor’ na última quarta-feira (14). A honraria ao astro do Philadelphia 76ers foi entregue pelo presidente do país, Paul Biya.

A medalha dada a Embiid é concedida aos nativos de Camarões que “fizeram contribuições excepcionais nos campos das artes, ciência, agricultura, comércio ou indústria.

Joel Embiid nasceu em Yaoundé, Camarões, em 1994. Aos 30 anos, ele está nos EUA desde os 16. Ou seja, passou pelo basquete universitário em Kansas e trilhou um caminho diferente de outros jogadores estrangeiros, que chegam prontos na NBA. Pelo contrário, Embiid até iniciou no esporte em seu país, mas logo foi descoberto em treinos de seu compatriota Luc Richard Mbah a Moute.

Publicidade

Então, em Montverde (na Flórida), Embiid fez seus primeiros treinos preparando uma carreira longa nos EUA. Em 2013/14, por exemplo, atuou em seu primeiro ano no basquete universitário e foi bem. No entanto, por conta de uma lesão (de várias que teve ao longo de seus anos no esporte), Embiid não atuou no ano seguinte.

Desde então, Embiid é um dos jogadores mais condecorados da NBA. Em 2023, por exemplo, foi elenco MVP da liga, enquanto acumula médias de 27.9 pontos e 11.2 rebotes. Além disso, adicionou a medalha olímpico em seu currículo. Portanto, é o nome maior sucesso de Camarôes no basquete.

Publicidade

Leia mais sobre Joel Embiid!

Desejo de defender o país

A honraria a Joel Embiid vem após ele vencer a medalha de ouro pelos EUA e revelar seu desejo de defender Camarôes em Los Angeles 2028.

“Honestamente, foi uma ótima experiência estar aqui. Foi diferente de tudo. Fiquei longe da minha família e de casa por algumas semanas. Mas foi mais fácil do que eu achava que seria. Esse grupo fez com que as coisas ficassem mais tranquilas. Paris é muito legal, uma ótima cidade. A próxima será em Los Angeles e quero estar lá. Por fim, pode até ser que eu jogue por Camarões e não pelos EUA, por que não?”, explicou.

Publicidade

O pivô já havia sinalizado antes que, apesar de tudo, o país africano teria sido sua primeira escolha, caso estivesse na disputa olímpica. O craque falou sobre a possibilidade há duas semanas em entrevista ao jornal The New York Times.

“O que posso dizer é que dentro dessa polêmica toda, minha primeira escolha seria Camarões. Se eles conseguirem uma classificação, com certeza vou jogar no time deles. O meu maior sonho é jogar pelo time do meu país de origem”, garantiu.

Publicidade

A grande questão, no entanto, é se isso é possível. Afinal, Joel Embiid já foi jogador dos EUA em uma competição oficial da FIBA, o que poderia dificultar sua ida ao time de Camarões. Mas existe uma exceção nas regras da entidade máxima do basquete de seleções para isso.

Embiid poderia “trocar de país” no basquete, caso seja comprovado que sua chegada ao time de Camarões seja uma ajuda no “interesse e desenvolvimento do basquete” no novo país. Além disso, ele dependeria de uma liberação dos EUA. Afinal, já tendo atuado na USA Basketball, a confederação, juntamente a FIBA, precisariam aprovar a mudança.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube 

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários