Alvin Gentry não é mais técnico do New Orleans Pelicans. A notícia foi divulgada no início da tarde deste sábado (15) pelos repórteres Adrian Wojnarowski e Andrew Lopez, da ESPN, e confirmada pouco tempo depois no site oficial da franquia.
“Sou grato pelo compromisso de Alvin com a organização e, mais importante, com a comunidade local. A cidade de New Orleans é mais rica por causa de sua presença aqui. Esses tipos de movimentos costumam ser sobre ajuste e timing. Acreditamos que, agora, é o momento certo para fazer essa mudança e trazer uma nova voz”, disse David Griffin, vice-presidente de operações de basquete do Pelicans.
Gentry, de 65 anos, estava no comando do Pelicans desde 2015 e tinha contrato até o final da próxima temporada. Durante o período em que esteve em New Orleans, a equipe teve um recorde de 175 vitórias e 225 derrotas (aproveitamento de 438%), e chegou aos playoffs apenas em uma delas (2017-18), quando alcançou uma das semifinais da Conferência Oeste.
Nesta temporada, que se encerrou de maneira melancólica para a franquia, o Pelicans venceu somente 30 dos 72 jogos disputados, e terminou na 13ª posição do Oeste. Na “bolha” da Disney, o time de New Orleans angariou somente dois triunfos em oito partidas.
Próximo técnico
Segundo a ESPN, quatro nomes despontam para o cargo de treinador do Pelicans: Tyronn Lue, ex-técnico do Cleveland Cavaliers, que atualmente trabalha como assistente de Doc Rivers no Los Angeles Clippers; Jason Kidd, assistente de Frank Vogel no Los Angeles Lakers; Kenny Atkinson, ex-técnico do Brooklyn Nets; e, por fim, Jacque Vaughn, que sucedeu Atkinson, de forma interina, no comando da equipe novaiorquina.
Griffin trabalhou de perto com Lue no Cavs. Juntos, em 2016, eles ajudaram a equipe a conquistar o título inédito da NBA. O dirigente também já trabalhou com Kidd, na época em que ambos estavam no Phoenix Suns (1996-2001).
Já o gerente-geral do Pelicans, Trajan Langdon, conhece Atkinson muito bem. Entre 2016 e 2019, ele foi o GM assistente do Nets e, junto com o treinador, foi um dos responsáveis pelo ressurgimento da franquia do Brooklyn.