Após “debandada”, USA Basketball reformula pré-convocação para Copa do Mundo

Federação confirma seis novos nomes na lista que disputará uma vaga no elenco do torneio; Time jovem de apoio é anunciado

Fonte: Federação confirma seis novos nomes na lista que disputará uma vaga no elenco do torneio; Time jovem de apoio é anunciado

A USA Basketball teve que reagir à “onda” de pedidos de dispensa entre os pré-convocados para a Copa do Mundo FIBA e realizou uma verdadeira reformulação na lista original que havia sido chamada. Diante de nove jogadores que recusaram convite para defender a seleção em setembro, na China, seis novos atletas foram incluídos na relação que disputará uma vaga no elenco que vai ao torneio.

O Boston Celtics possui dois representantes entre os seis convocados da segunda lista: o armador Marcus Smart e o ala Jaylen Brown. Os quatro outros jogadores são mais “pesados”: os alas-pivôs Thaddeus Young e Julius Randle, além dos pivôs Mason Plumlee e Montrezl Harrell. Plumlee, vale lembrar, fazia parte do elenco norte-americano que ganhou a última edição do Mundial, em 2014.

“Desde que a USA Basketball começou o atual programa da seleção, em 2006, nós compreendemos a necessidade de fluidez de convocados e importância de termos um elenco repleto de opções, entre jovens talentosos e veteranos de destaque na NBA”, afirmou o presidente da federação, Jerry Colangelo, tentando ver um lado positivo nas solicitações de liberação de grandes nomes.

Publicidade

A pré-convocação, por sinal, ainda não está fechada. O veterano J.J. Redick já confirmou ter recebido um convite para juntar-se ao grupo e ainda considera a situação. Especula-se ainda que o armador D’Angelo Russell, adquirido pelo Golden State Warriors na atual offseason, também possa ser chamado para disputar uma das 12 vagas no Team USA.

Além dos novos integrantes do elenco principal, a USA Basketball confirmou a lista de 13 jovens atletas da NBA que vão fazer parte do grupo de apoio aos treinos da seleção. O treinador Gregg Popovich, caso queira, pode efetivar jogadores desse time de suporte para o grupo principal e até convocá-los para a Copa do Mundo – como aconteceu com Plumlee, em 2014.

Publicidade

Confira como ficaram a pré-convocação da seleção norte-americana e o elenco jovem de apoio da USA Basketball, que vão se apresentar no início de agosto para o período de preparação visando a Copa do Mundo FIBA:

Pré-convocação da seleção norte-americana

Armadores: Kemba Walker (Celtics), Kyle Lowry (Raptors) e Marcus Smart (Celtics)
Alas-armadores: Donovan Mitchell (Jazz)
Alas: Khris Middleton (Bucks), Jayson Tatum (Celtics), Harrison Barnes (Kings), Kyle Kuzma (Lakers), P.J. Tucker (Rockets) e Jaylen Brown (Celtics)
Alas-pivôs: Thaddeus Young (Bulls) e Julius Randle (Knicks)
Pivôs: Brook Lopez (Bucks), Andre Drummond (Pistons), Myles Turner (Pacers), Mason Plumlee (Nuggets) e Montrezl Harrell (Clippers)

Publicidade

Elenco jovem de apoio aos treinos da USA Basketball

Armadores: De’Aaron Fox (Kings), Trae Young (Hawks) e Jalen Brunson (Mavericks)
Alas-armadores: Landry Shamet (Clippers) e Derrick White (Spurs)
Alas: Joe Harris (Nets), Mikal Bridges (Suns) e Pat Connaughton (Bucks)
Alas-pivôs: John Collins (Hawks), Marvin Bagley III (Kings) e Jonathan Isaac (Magic)
Pivôs: Jarrett Allen (Nets) e Mitchell Robinson (Knicks)

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários