Confiança é tudo na NBA, especialmente para um jogador jovem. Mas o veterano Phil Jackson parece ter abalado o novato Kristaps Porzingis com uma inesperada comparação nas últimas semanas. De acordo com Ian Begley, da ESPN, o ala-pivô não gostou de ter sido comparado pelo presidente da franquia com o ex-pivô Shawn Bradley.
“Eu acho que é isso o que Phil faz: força seus jogadores a trabalharem cada vez mais duro e incendeia o vestiário com isso”, disse o calouro da Letônia, selecionado pelo ex-treinador com a quarta escolha do draft deste ano. “Isso me incendiou. Já falei com ele: ‘eu não sou Shawn Bradley, você sabe”.
A comparação aconteceu quando Jackson citou que chegava a estar um pouco preocupado com a carreira de Porzingis por conta de sua altura. Segundo a lenda da NBA, o novato era “quase alto demais” para jogar basquete e, neste sentido, lembrava Bradley. O ex-atleta do Dallas Mavericks tinha 2.28m e ficou conhecido por ser bastante desajeitado em quadra.
Embora não concorde com o paralelo, o jogador de 20 anos assegurou não ter se zangado ou incomodado com os comentários do “chefe”. Só motivado a trabalhar ainda mais. “Phil sabe o que está fazendo”, afirmou o prospecto, que já havia sido muito elogiado pelo ex-técnico em entrevistas anteriores. “É óbvio que eu quero ser melhor e mais forte do que Bradley, mas também sou um jogador diferente”.
Porzingis faz uma preparação especial com os profissionais do Knicks para iniciar sua carreira na NBA, baseada em um trabalho especial para ganhar peso e ter condições de encarar os jogadores de garrafão da liga. Ele estreou pela equipe nova-iorquina em quatro partidas da Liga de Verão de Las Vegas, anotando 10.5 pontos e 3.2 rebotes em 20.5 minutos de ação por jogo.