Escolhido pelo Portland Trail Blazars na quarta escolha do draft 2006, Tyrus Thomas foi trocado na mesma noite para o Chicago Bulls, no negócio que levou LaMarcus Aldridge para a franquia de Oregon. Nove anos depois, Aldridge é um dos melhores de sua posição, enquanto Thomas figura na lista de maiores fracassos na década, e busca se reafirmar na liga.
Após ficar fora de toda a temporada 2013-14 por conta da retirada de um cisto na região cervical, Thomas foi contratado pelo Memphis Grizzlies em um acordo de dez dias. No período, o jogador atuou em duas partidas pela equipe, mas apenas por sete minutos. Sem receber outro contrato do Grizzlies, Thomas decidiu retornar aos treinamentos e procurar um novo time na atual offseason.
“Meu tempo em Memphis foi bom”, disse Thomas em entrevista ao Basketball Insiders. “Mentalmente, foi muito bom para mim. Permitiu-me saber que ainda tenho energia para alcançar a forma que desejava”.
Aos 29 anos, o jogador já se preocupa em deixar claro quais são suas condições físicas após disputar apenas 28 jogos nos últimos três anos.
“Quando assinei em Memphis, estava 50%. Agora, condicionei melhor minha, meu peso e condicionamento. Estou certo que estarei saudável o suficiente para fazer meu trabalho caso eu esteja em algum treinamento”.
Comparado a Kevin Garnett na época do recrutamento, Thomas teve um início promissor no Bulls, aumentando gradativamente seus minutos em quadra durante suas três primeiras temporadas. Naquele período, o jogador alcançou médias de 7.7 pontos e cinco rebotes durante menos de 20 minutos por jogo.
Após 29 jogos da temporada 2009-10, Thomas foi trocado para o então Charlotte Bobcats, onde permaneceu até 2013. Acostumado com um considerável número de arremessos, o ala-pivô diz saber quais aspectos pode ajudar uma franquia da NBA.
“Minha maior contribuição em qualquer lugar que eu vá é liderança”, afirmou Thomas. “Eu sei como jogar o jogo, amadureci muito e serei capaz de me conectar com os jogadores mais jovens. Quero ajuda-los a manter o foco e compartilhar minhas experiências”.
Nos últimos meses, Thomas trabalhou com o Toronto Raptors e esteve nos planos do Dallas Mavericks após o caso DeAndre Jordan.