Analista diz que NBA vai expandir para Vegas e Seattle

Segundo Bill Simmons, o astro LeBron James poderá ser um dos donos da futura franquia de Las Vegas

NBA Vegas Seattle Fonte: Tom Pennington / AFP

Bill Simmons, fundador do portal The Ringer, revelou que tem informações de que a NBA vai expandir para Las Vegas e Seattle. Segundo o analista, no episódio mais recente de seu podcast, o astro LeBron James, hoje no Los Angeles Lakers, poderá ser um dos proprietários da futura franquia de Vegas.

“Tenho informações internas e acredito que a NBA vai expandir para Vegas e Seattle. Então, acho que o grande candidato a assumir o comando da franquia de Vegas é o Fenway Sports Group (dono do Liverpool FC, Boston Red Sox e Pittsburgh Penguins). Além disso, se eu tivesse que apostar em um cenário, acho que LeBron estará envolvido quando ocorrer a expansão. Ele seria o ‘cara’ da franquia de Vegas. Enfim, acho que, definitivamente, Lebron estará envolvido nisso,” afirmou Simmons.

Publicidade

Vale lembrar que LeBron tem contrato válido com o Lakers até o final da próxima temporada. Aos 37 anos, o astro é um dos sócios da Fenway Sports Groups, sexto maior império esportivo do mundo. Contudo, as regras da NBA impedem que um atleta em atividade seja dono de uma franquia da própria liga. Portanto, Lebron só poderá estar envolvido nesse processo de expansão quando se aposentar das quadras.

Ainda de acordo com Bill Simmons, as futuras franquias da NBA, em Vegas e Seattle, combinadas, custarão cerca de US$6,5 bilhões a US$7 bilhões. O valor seria referente à taxa de entrada que os grupos investidores teriam que desembolsar para “comprar” seu espaço na liga. Além disso, essa quantia seria dividida entre as franquias em atividade e a própria NBA.

Publicidade

No entanto, o analista não especificou quando deverá ocorrer essa expansão para 32 equipes na liga.

Sonho antigo

A NBA flerta com a ideia de expansão há alguns anos. Não é segredo que a liga, na figura de seu comissário, Adam Silver, sonha com o retorno de uma equipe para Seattle (SuperSonics) e a fundação de uma franquia em Las Vegas.

Publicidade

Vale lembrar que a última vez que a NBA aumentou o número de times foi em 2004, com a chegada do então Charlotte Bobcats. A cidade havia perdido o Hornets para New Orleans, mas com as mudanças de nomes, Charlotte voltou a ser Hornets, enquanto New Orleans tornou-se Pelicans.

Caso haja uma nova expansão, a NBA teria que redistribuir os times de cada conferência, já que Seattle e Vegas estão na parte Oeste dos Estados Unidos. Dessa forma, o mais provável, por conta da localização, seria a mudança do Minnesota Timberwolves para a Conferência Leste.

Publicidade

Por fim, é bom deixar claro que um Draft de expansão será necessário para realocar jogadores nas novas equipes. Em 1995, por exemplo, a NBA inseriu o Toronto Raptors e o Vancouver Grizzlies (hoje, Memphis) na liga. Para que esse “recrutamento” fosse realizado, todos os outros times precisaram “segurar” oito atletas e deixar os outros disponíveis para Raptors e Grizzlies.

Leia mais!

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários