Por Henrique Lima
O blog Leitura de Jogo vai registrar um pequeno guia de cada rodada dos playoffs. Teremos o início da primeira rodada neste fim de semana, então vamos dar uma olhada no que nos espera. A primeira parte já foi. Agora, é hora das séries que começam neste domingo:
CONFERÊNCIA OESTE
Oklahoma City Thunder (60-22) vs. Houston Rockets (45-37)
Eu acredito em uma varrida do Thunder para cima de Houston. A equipe de Oklahoma City é mais completa, tem melhor elenco, um gênio atuando (Kevin Durant) e, mesmo que a trupe de James Harden tenha jogado um basquetebol bem solto durante a temporada, não confio que o time do Texas possa atrapalhar muito. Quatro partidas.
San Antonio Spurs (58-24) vs. Los Angeles Lakers (45-37)
O Lakers salvou a temporada ruim que fazia conseguindo classificação aos playoffs. E foi com uma boa margem de vitórias. Quarenta e cinco triunfos não é uma marca ruim. Para o elenco que a franquia montou (preço, em especial), porém, acabou sendo um desastre. Enfrentará uma equipe que tem padrão de jogo definido, conta com várias alternativas no elenco e um adversário sempre chato de se encarar. Enfim, é difícil achar que os angelinos conseguirão eliminar o Spurs, mas também ninguém é ingênuo de pensar que vai ser fácil, um passeio dos texanos. São equipes acostumadas a decisões em um confronto duro, mas meu palpite é San Antonio em seis jogos.
CONFERÊNCIA LESTE
Miami Heat (66-16) vs. Milwaukee Bucks (38-44)
Podemos considerar que o Bucks foi aos playoffs porque oito equipes do Leste não têm competência para chegar ao menos em 41 vitórias (50% de aproveitamento na temporada). Milwaukee possui um time confuso e cheio de buracos previsíveis. A tendência é que o Heat atropele a série e comece logo a descansar para a segunda rodada, pois só um milagre fará com que os comandados de Jim Boylan tenham condições de bater de frente com LeBron, Wade e cia. Miami em quatro partidas.
Indiana Pacers (49-32) vs. Atlanta Hawks (44-38)
O Pacers conta com uma grande defesa e, desta forma, tem tudo para levar a série contra o Hawks. Embora o ataque de Indiana não seja a ofensiva dos sonhos, o time joga “certinho” e não deverá sofrer grandes incômodos com Atlanta – que, a meu ver, já fez seu papel ao ir com tranquilidade aos playoffs. Pelo menos para mim, é o confronto mais desanimado de se assistir nesta primeira rodada. Duas equipes meio “sem sal” demais e que não devem chamar tanta atenção perto de outros duelos. No fim das contas, meu palpite é Indiana em cinco jogos.