O Houston Rockets selecionou vários jovens talentos nos últimos drafts. Mas o jogador que menos aparentava ser um astro em potencial à primeira vista tornou-se a referência da franquia. E isso está visível para todos. Fred VanVleet tem menos de 40 partidas pelo Rockets, mas está impressionado com Alperen Sengun. O veterano vê o pivô turco como o líder do time na busca por uma improvável vaga no play-in.
“Alperen é bem habilidoso, em primeiro lugar. É imarcável, pois tem tantos movimentos e jogadas. E, agora, está entendendo todos os aspectos do jogo que podem torná-lo um astro. Ele deve ser eleito para o seu primeiro Jogo das Estrelas, provavelmente. A minha expectativa é que siga dando todos os passos para ser um dos grandes. É um problema para essa liga, certamente”, elogiou o armador, em entrevista à ESPN.
Sengun registra médias de 21,5 pontos, 9,0 rebotes e 4,9 assistências nessa temporada. Ele lidera os texanos em pontuação e na tábua, enquanto é o segundo atleta com maior média de passes decisivos. Esses números embasam a aposta de VanVleet no atleta de 21 anos para estar no All-Star Game. O jovem pivô diz que não mira ou pensa nisso no momento, mas reconhece que a convocação seria um sonho.
“Ser eleito para o Jogo das Estrelas é produto do seu trabalho. Você trabalha duro, dá o seu melhor dentro de quadra e, como resultado, você chega lá. Isso nunca foi um claro objetivo para mim, mas é evidente que seria empolgante jogar com os principais astros da liga. Afinal, é um evento que assistimos desde criança”, afirmou o 16o escolhido do recrutamento de 2021.
Leia mais sobre Alperen Sengun
- “Estou impressionado demais com Alperen Sengun”, elogia Dirk Nowitzki
- Ex-Rockets, James Harden rasga elogios a Alperen Sengun
- “Tiago Splitter está me ajudando muito”, revela Alperen Sengun
Marcação
Não é segredo para Fred VanVleet – ou ninguém – que o grande ponto fraco de Alperen Sengun é a defesa. O jogador sempre foi conhecido pelo grande poderio ofensivo, mas nunca foi um diferencial na defesa. Os times da NBA, aliás, sempre tentam atacá-lo em quadra aberta com os seus jogadores mais rápidos. VanVleet, no entanto, aposta que ele vai melhorar nesse quesito com o passar do tempo.
“A defesa é o grande desafio para Alperen e, por isso, sei que não vai ser uma evolução automática. E, aliás, não só para ele. Mas isso é um processo. Sei, de qualquer forma, que é um cara mais do que capaz de marcar em alto nível. Joguei ao lado de um cara que não tinha metade do seu físico e era um defensor extraordinário: Marc Gasol”, lembrou o campeão da NBA em 2019.
E Sengun quer melhorar defensivamente também. Sente que não vai merecer ser um verdadeiro astro, por exemplo, se as outras equipes não o respeitarem nos dois lados da quadra. “Eu nunca fui um jogador defensivo em minha carreira. Nunca fui cobrado por isso, pois tudo sempre girava em torno de pontuar. Mas, se você deseja ser um all-star, as cestas e pontos não bastam. É preciso fazer de tudo em quadra”, explicou.
Vencedor
A chegada à NBA sempre representa um desafio de adaptação para o jogador. Mas, no caso de Sengun, isso foi além do estilo de jogo e da questão cultural. Acostumado a vitórias, ele chegou a um Rockets que venceu só 42 de 164 jogos em suas primeiras duas temporadas. Agora, com 19 triunfos em 40 partidas, os texanos (ao menos) estão na briga por uma vaga no play-in.
“Eu sempre fui um atleta vencedor nas etapas anteriores da minha carreira. Venci vários campeonatos. Eram torneios pequenos, mas ganhava todos. Simplesmente nunca fui um perdedor antes. Tudo o que quero, então, é vencer. Vou fazer tudo para isso e, acima de tudo, sei que todos querem vencer por aqui. Nós não gostamos de perder, portanto vamos lutar o tempo inteiro”, finalizou o jovem talento.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA