Depois de seis anos de espera, o ala-pivô Joel Freeland parece finalmente estar preparado para jogar no basquete norte-americano. O atleta do Unicaja Malaga (Espanha), cujos direitos pertencem ao Portland Trail Blazers na NBA, revelou estar em contato com o gerente-geral Neil Olshey e acredita que este é o momento ideal para uma mudança de ares.
“Se eu tiver a oportunidade, acho que o momento chegou. Tudo tem que ser acertado, mas meu sonho é jogar na NBA e acredito que 25 anos seja uma idade perfeita para fazer a transição. Embora adore Malaga, é nos EUA que quero estar agora”, revelou o ala-pivô, que também estaria na lista de reforços de grandes clubes europeus.
Freeland, que deverá integrar a seleção da casa nos Jogos Olímpicos de Londres, foi selecionado na 30ª posição do draft de 2006. Em 31 jogos disputados na temporada 2011-12 da Liga ACB, ele acumulou médias de 12.9 pontos, 7.4 rebotes e mais de 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Tais números fizeram com que fosse o quarto jogador mais eficiente da competição.