A nova potência do Oeste

Para Ricardo Romanelli, Rajon Rondo no Mavericks traz enorme impacto ao cenário de disputa pelo título no Oeste

Fonte: Para Ricardo Romanelli, Rajon Rondo no Mavericks traz enorme impacto ao cenário de disputa pelo título no Oeste

Rajon Rondo Mavericks 2

Os principais candidatos ao título do ano passado começaram a atual temporada “patinando”, o que deu margem para outros times ascenderem ao topo da liga. Memphis Grizzlies e Golden State Warriors são as grandes sensações do Oeste, seguidos de perto por Portland Trail Blazers e Houston Rockets. Ninguém ousa descartar o campeão San Antonio Spurs. E quando parecia que essas seriam as equipes que brigariam pelo título da conferência e uma vaga na final, uma nova potência entrou na festa.

O Dallas Mavericks, campeão de 2011, fechou a aquisição do armador Rajon Rondo, do Boston Celtics, em troca de Brandan Wright, Jae Crowder, Jameer Nelson e escolhas de draft. Essa troca tem tudo para impactar significativamente o cenário da disputa pelo título do Oeste.

Publicidade

O Mavs já tinha uma sólida base com o inigualável Dirk Nowitzki, um amadurecido Monta Ellis, o versátil Chandler Parsons e o sólido Tyson Chandler. Agora, adiciona o implacável Rajon Rondo a um dos quintetos titulares mais poderosos da liga – talvez, o mais completo. O campeão da NBA em 2008 é um jogador como poucos: exímio defensor, esforçado, intenso e insistente. Tem uma personalidade que diversos grandes jogadores compartilham. Não gosta de perder e utiliza isso a seu favor, tirando o máximo de seus companheiros. Amadureceu sob a tutela de Kevin Garnett e Paul Pierce no Boston Celtics do final dos anos 2000, um dos times mais aguerridos e intensos que vimos em tempos recentes.

Ele se junta a um elenco experimentado e igualmente guerreiro. O Mavericks lutou contra maus prognósticos há algumas temporadas e sempre se supera, mostrando que pode ser um postulante ao anel de campeão com uma ou outra peça adicional. Esta peça chegou. Rondo vai adicionar exatamente o que falta aos comandados de Rick Carlisle: um armador que, além de exímio passador dono de excelente visão de jogo e inteligência, também é um esforçado defensor disposto a fazer as pequenas coisas em quadra que transformam seu time em vencedores.

Publicidade

O impacto em potencial da transação é ainda maior quando analisamos os principais adversários do Mavericks na corrida pelo Oeste: entre outros, Tony Parker, no Spurs; Stephen Curry, no Warriors; James Harden, no Rockets; Damian Lillard, no Trail Blazers. São jogadores que apenas alguns jogadores na liga podem marcar de maneira eficiente. Rondo é um deles.

Publicidade

O melhor de tudo para Dallas é que os jogadores trocados tendem a fazer pouca falta. O único que possuía real impacto na rotação era Brandan Wright, um pivô bastante útil em uma liga onde homens de garrafão são cada vez mais raros. No entanto, a adição de Rondo supera, em muito, a perda dele e substitui Jameer Nelson diretamente. Abre até certa flexibilidade para que o Mavs busque outro jogador disposto a acreditar no projeto, que acaba de se tornar muito mais atraente.

Essa é uma troca de aparente pouco risco e muita possibilidade de ganho para o Mavericks. O time não ganharia o título da maneira como estava montado e parece não ter perdido nenhum jogador insubstituível. As escolhas de draft também não serão em grandes posições. Isso para trazer um dos melhores armadores da liga, líder nato e um vencedor comprovado que une-se a um elenco com o mesmo perfil – cuidadosamente arquitetado por Mark Cuban, um dono de franquia que já se mostrou disposto a gastar o que for preciso para ganhar.

Publicidade

Para os torcedores de Dallas, essa troca é motivo de grande felicidade e esperança. Para os que acompanham NBA em geral, mais ainda. Se antes já tínhamos um desenho de playoffs no Oeste para entrar para a história, agora temos ainda maior garantia de séries eletrizantes e imprevisíveis desde a primeira rodada. A disputa pelo Oeste já estava aberta – e ganhou mais uma potência.

Últimas Notícias

Comentários