A Batalha de Los Angeles finalmente tem dois combatentes

Por Ricardo Romanelli O Los Angeles Clippers é o melhor time da NBA. Pare e leia essa frase novamente. Acredito que qualquer um ficaria surpreso caso essa afirmação fosse feita durante os últimos 28 anos, desde que o time se mudou de San Diego para Los Angeles.  Com exceção de alguns esparsos anos em que […]

Fonte:

Por Ricardo Romanelli

O Los Angeles Clippers é o melhor time da NBA. Pare e leia essa frase novamente. Acredito que qualquer um ficaria surpreso caso essa afirmação fosse feita durante os últimos 28 anos, desde que o time se mudou de San Diego para Los Angeles.

 Com exceção de alguns esparsos anos em que encaixou equipes razoáveis, o Clippers sempre foi motivo de piada para os fãs e vitória garantida para os outros times. No entanto, o inusitado aconteceu, e o Clippers, não mais do que de repente, é um time que todos passaram a temer.

Publicidade

É claro que com a chegada de Chris Paul no ano passado, para fazer dupla com o explosivo Blake Griffin, o futuro do Clippers parecia mais promissor. Mas será que alguém esperava tanto sucesso tão cedo?

O fato é que o GM Gary Sacks deu continuidade a um trabalho iniciado pelo antecessor, Neil Olshey, e juntamente com o técnico Vinny Del Negro, montaram um time coeso, com tarefas bem divididas, balanceado entre veteranos e mais jovens e de jogadores que trabalham duro.

Publicidade

Del Negro, aliás, nos parece ter garantido o trófeu de Técnico do Ano nesta temporada. Não há outro técnico, por ora, que se mostre mais merecedor deste prêmio.

Mas o que, afinal, o Clippers tem que os outros não tem?

Começa pelo trabalho da direção da equipe, que soube ir atrás dos jogadores certos. Para esse ano, o time trouxe Lamar Odom, Jamal Crawford, Grant Hill, Ronny Turiaf e Matt Barnes para se juntar a um núcleo que já possuia Chris Paul, Blake Griffin, Caron Butler, Chauncey Billups, Deandre Jordan e Eric Bledsoe.

Publicidade

Com todo esse talento, Del Negro utiliza rotações de dez jogadores sem perder qualidade e talento em quadra. E é na maneira que ele conseguiu conscientizar cada um de suas tarefas e papel junto ao time que reside a explicação para o sucesso do Clippers e para o destaque do treinador.

É claro que esses jogadores todos possuem características em comum, como pouca individualidade, espírito de equipe, aplicação tática ofensiva e defensiva, vontade de vencer, entre outros. Mas isso é mérito da diretoria, que soube identificar esse traço neles. A forma como Del Negro montou essa rotação de dez homens  (dos  11 citados, apenas Hill, lesionado, não vem jogando) sem que houvesse disputa de egos é que originou essa equipe vencedora.

Publicidade

E é incrível o que um plantel motivado consegue fazer. O Clippers, a grande piada da NBA nas últimas três décadas, conseguiu superar diversos obstáculos, desde sombra e o fardo de estar na mesma cidade que o estrelado Lakers, até seu dono, que já chegou a proferir declarações racistas contra os próprios jogadores, além de diversas outras ingerências.

Superou estas questões e hoje lidera a NBA, com destaque para uma sequencia de incríveis 14 vitórias consecutivas. Com uma diretoria que soube contratar as peças certas, um técnico que trabalhou os jogadores da maneira correta, e um elenco que comprou a ideia e a filosofia da comissão técnica, o Clippers está mostrando que basta união e comprometimento de todos os envolvidos para que a coisa dê certo.

Publicidade

Tendo em conta que o último locaute trouxe acalorados debates sobre a viabilidade ou não de times considerados menores, o Clippers, a exemplo de outros como Memphis Grizzlies, Golden State Warriors, Minnesota Timberwolves, Atlanta Hawks, Milwaukee Bucks e Indiana Pacers, estão mostrando que mercados pequenos também podem formar grandes times.

O Clippers é o melhor time da NBA atualmente. Vinny Del Negro é franco favorito para o Coach of The Year. Jamal Crawford é, mais uma vez, candidato ao prêmio de melhor reserva. Chris Paul disputa com Carmelo Anthony o prêmio de MVP. Para quem acompanha a NBA há tempo suficiente para ter dimensão do que é a história do Clippers, é com certeza uma grata surpresa.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários