A excepcional campanha do Golden State Warriors dá a impressão de que o time quer mesmo buscar o recorde de vitórias em uma só temporada, pertencente ao Chicago Bulls de 1995-96, com 72. E claro, o atual MVP Stephen Curry é parte vital para isso acontecer.
O Warriors tinha apenas uma derrota quando o time encontrou com o Dallas Mavericks, na última quarta-feira. Só que sem Curry, era sabido que o time californiano teria dificuldades para superar o seu adversário, fora de casa. O problema é que muitos não imaginavam o quanto seria complicado.
O Mavs venceu por larga vantagem e, consequentemente, algumas pessoas acreditaram que a simples ausência do camisa 30 era responsável pelo resultado.
Ledo engano.
https://www.youtube.com/watch?v=z1Hrtznd33o
O que poucos perceberam é que o Mavericks conta com Rick Carlisle no comando, um treinador pra lá de competente e que já conta com um título em seu currículo. Isso faz, obrigatoriamente, que o time seja no mínimo, competitivo o suficiente para encarar qualquer adversário.
E quando olhamos para o elenco do Mavs, lá estão Dirk Nowitzki, Wesley Matthews, Chandler Parsons, Deron Williams, e claro, o subestimado Zaza Pachulia.
Matthews e Parsons começaram a temporada contundidos. Williams quis parar de jogar após uma passagem ruim pelo Brooklyn Nets. Nowitzki, veteraníssimo. E Pachulia? O que diabos esse cara poderia fazer, além de ser uma opção de emergência para DeAndre Jordan?
Bem, Pachulia é o quinto com o maior número de duplo duplos na temporada (17). Você pode questionar sua defesa, até sua qualidade. Mas jamais, a sua raça.
Aos poucos, o time vai entrando nos eixos. Isso é certo. Parsons, para quem ainda não notou, já está jogando sem restrições de tempo de quadra, enquanto Matthews é um dos melhores defensores de perímetro da liga.
Ou seja, a vitória sobre o Warriors não foi uma surpresa.
A culpa não é de Curry. Klay Thompson foi muito bem marcado e acertou somente quatro das 15 tentativas. O mesmo ocorreu com Draymond Green.
Agora, um detalhe.
Alguém aqui acha que pelo menos um deles não vai para o Jogo das Estrelas?
Thompson, na noite seguinte, enfrentou o Houston Rockets e fez 38 pontos. Green saiu de quadra com um triplo duplo, após obter dez pontos, 11 rebotes e incríveis 16 assistências. Resultado: o Warriors venceu por 114 a 110.
Se ainda não deu para entender, o Mavs possui a quinta melhor campanha da conferência Oeste, mesmo após perder Monta Ellis, Rajon Rondo, Tyson Chandler e claro, Jordan.
A diretoria abriu mão de Chandler para fechar com o pivô do Los Angeles Clippers. Naquele momento, a diretoria não teve a menor dúvida e foi atrás do criticado Pachulia.
É óbvio que Jordan era uma referência defensiva e o time poderia estar com uma campanha ainda melhor. A vida do Mavericks seria mais fácil. Mas quem se importa? O Mavs já deixou isso para trás.
Olho nesse time. Parecia que sequer iria aos playoffs. Agora, com todos os seus principais atletas voltando a jogar bem, é melhor deixar de tratá-lo com uma simples zebra.