https://www.youtube.com/watch?v=8GsKUwcV6bs
Sétima escolha do draft 2015, o armador Emmanuel Mudiay já é considerado um dos pilares do Denver Nuggets na temporada. Titular em todos os jogos da equipe e segundo jogador com mais minutos em quadra, ele mostrou o seu valor em momentos decisivos na vitória sobre o Portland Trail Blazers por 108 a 104. Os esforços do jovem armador renderam elogios do técnico Mike Malone.
“A melhor coisa é que ele não está assustado”, afirmou o treinador após Mudiay alcançar 18 pontos, cinco assistências e seis rebotes contra o Trail Blazers. “Eu me forço a lembrar de que Mudiay tem apenas 19 anos de idade. Amei todas as jogadas que ele fez, e no final da partida, deixei a bola em suas mãos. Foi uma grande chance para ele evoluir, e esse tipo de experiência não se pode duplicar em treinamentos. Ele conseguiu contribuir nos dois lados da quadra”.
Após sair derrotado dos confrontos contra Russell Westbrook e Stephen Curry, Mudiay alcançou sua primeira vitória contra um armador de elite ao bater Damian Lillard, contando com um toco no adversário nos últimos segundos da partida.
“Fiz o melhor que pude”, disse o jovem armador sobre a jogada defensiva. “Usei meu comprimento. Damian é muito agressivo, então eu sabia que ele tentaria uma bandeja. Fiquei na frente dele e consegui dar o toco”.
Leia mais
Previsão da temporada – Denver Nuggets
Adquirido para assumir o lugar de Ty Lawson como o armador principal da franquia de Denver, Mudiay sofreu com o alto índice de erros ofensivos nas primeiras partidas da temporada e com o baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. No entanto, a partida contra o Trail Blazers foi a primeira com pelo menos 50% de acerto nos arremessos, e a única com dois ou menos erros no ataque.
A atuação ajudou Mudiay a responder algumas críticas de Malone sobre seu desempenho na partida contra o Golden State Warriors, no último sábado (06). Na ocasião, Malone afirmou que seu armador acaba se atrapalhando sozinho quando não decide o que fazer com a bola e por não absorver as boas chances para arremesso. Após o jogo contra a equipe de Portland, Mudiay explicou como o sistema de Denver afetou suas atuações anteriormente.
“Quando sou agressivo, e não jogando como um robô, as coisas acontecem para mim e meus companheiros”, revelou Mudiay. “Meu nível de confiança está crescendo. Malone pediu para que as jogadas sejam rápidas agora e que eu aproveite o que a defesa me der. Nas outras partidas, estava muito travado”.
Atualmente, Mudiay é o terceiro novato com mais pontos por jogo, e o segundo com mais assistências. Na temporada, o jovem tem médias de 12.7 pontos, 6.7 assistências, 5.1 rebotes e 5.8 desperdícios de bola.