Por Rodrigo Santos
O pivô brasileiro Tiago Splitter estava em Blumenau, Santa Catarina, curtindo suas férias quando resolveu ir à praia com seu irmão para surfar. Foi lá que ele recebeu a ligação do técnico Gregg Popovich, do San Antonio Spurs, informando que ele tinha sido trocado com o Atlanta Hawks.
“Eu já esperava”, garante Splitter. “Não vou dizer que eu amei, mas eu esperava. Eu sabia das mudanças que eles queriam fazer na franquia. Eu sabia que eles queriam trazer uma nova estrela ao time e o único jeito de fazer isso era trocando alguém”.
A ligação também não foi fácil para Popovich:
“Essa é a parte dos negócios, que mostra seu lado feio de vez em quando”, disse o treinador. “Se nós quiséssemos adicionar o talento que nós adicionamos, precisaríamos fazer algo. Você não pode pagar todo mundo”.
A troca de Tiago, depois de cinco temporadas e um título com o Spurs, ajudou o time a abrir espaço na folha salarial para ir atrás de LaMarcus Aldridge.
Na última quarta-feira (14), o brasileiro reencontrou seu ex-time em um jogo entre o Atlanta Hawks e o San Antonio Spurs na pré-temporada da NBA. Antes do jogo, Popovich elogiou o pivô, dizendo que ele é “um jogador que vai fazer todo o trabalho sujo e ser um fator importante nas vitórias”.
Na terça-feira, em San Antonio, Tiago saiu para jantar com alguns de seus ex-companheiros: Tim Duncan, Tony Parker, Manu Ginobili, Boris Diaw, Patty Mills e Matt Bonner.
“Eu desejei sorte a eles e eles a mim. Foi isso”, finalizou Splitter.