https://www.youtube.com/watch?v=1KCcNEje2Us
Quando Josh Smith caiu em cima do joelho de Dwight Howard no primeiro jogo das finais da conferência Oeste deste ano, a torcida do Houston Rockets temeu pelo pior. No entanto, a franquia anunciou que tudo não passou de uma pancada e o astro atuou normalmente nas quatro partidas seguintes da série contra o Golden State Warriors. Pode até parecer que estava tudo bem, mas ele revelou que não foi tão simples assim.
“Basicamente, eu estava com o ligamento colateral e o menisco do joelho esquerdo rompidos”, revelou o pivô, em entrevista a uma rádio de Houston, antes de fazer uma aparição especial no pré-jogo da equipe da cidade na NFL (Texans). “Eu nunca disse nada sobre o assunto e tentei esconder dizendo que era somente uma hematoma, mas joguei o restante da série com muitas dores”.
Mesmo enfrentando as graves lesões, Howard conseguiu superar as dores para atuar mais de 40 minutos no segundo jogo da série marcando 19 pontos e 17 rebotes. Ele acumulou médias de 14.4 pontos e 14.4 rebotes nos três duelos seguintes das finais de conferência. O sacrifício poderia significar problemas mais sérios para o seguimento de sua carreira do craque, mas, em uma decisão do Oeste, ele precisava assumir o risco.
Leia mais
“Ainda posso atuar por mais dez anos”, afirma Dwight Howard
“Somos bons o bastante para conquistar o título”, garante GM do Rockets
Dwight Howard: “Não podemos desistir uns dos outros”
“Eu só pensei que você nunca sabe se conseguirá voltar a uma final de conferência”, lembrou o jogador, que completará 30 anos de idade no início de dezembro. “Então, sacrifique sua mente, seu corpo e sua alma por seus companheiros e pela cidade torcendo pelo melhor. Quando nós perdemos, sabia que tinha dado tudo que tinha e isso doeu. Mas podemos chegar lá mais uma vez na temporada que está para começar”.
E, por sorte, o melhor realmente aconteceu para a carreira do pivô: examinado pelos médicos da franquia depois das finais de conferência, ficou provado que ele não precisaria passar por mais uma cirurgia nesta offseason porque os rompimentos não foram tão severos quanto se imaginava. Ainda assim, o treinador Kevin McHale disse que vai monitorar o tempo de quadra do comandado na próxima temporada.
Depois de perder só sete partidas em suas primeiras sete temporadas na NBA, Howard ficou afastado de 41 partidas da última temporada para tratar de diversas lesões – especialmente, no joelho direito. O pivô acumula 11 temporadas e pouco mais de 800 jogos disputados na carreira, com médias de 18.1 pontos, 12.7 rebotes e 2.1 tocos em quase 36 minutos de ação por noite.