Há cinco anos, Alex Len acordava de madrugada na Ucrânia para poder assistir aos jogos de seu grande ídolo no esporte que ainda começava a praticar, Tim Duncan. O tempo passou e, agora, o ídolo virou mentor. O pivô do Phoenix Suns viajou até San Antonio em agosto para realizar uma sessão especial de três dias de treinos com o veterano. A experiência foi curta, mas ainda melhor do que o atleta de 22 anos podia sonhar.
“Tim foi superlegal nos treinamentos. Ele é um dos jogadores mais simpáticos que já conheci em minha vida e um dos astros mais humildes que conheço. Está sempre feliz em responder qualquer pergunta e ensinou-me muito sobre ter paciência ao receber a bola, observar o que acontece com minha equipe e ler a reação das defesas. Tim é alguém que realmente quer ajudá-lo a ser melhor”, contou o jovem, em entrevista ao site USA Today Sports.
Três dias passaram rápido e, agora, Len e Duncan são novamente adversários a caminho de mais uma temporada. No entanto, o jogador ucraniano ganhou um novo mentor para seguir aprimorando-se no dia-a-dia do Suns: o recém-contratado Tyson Chandler. Ele conta que o veterano vem acompanhando seu desempenho nos treinos e dando dicas valiosas de como ser mais eficiente em quadra.
Leia mais
“Tyson Chandler e os outros escutam”, conta técnico do Suns
Quintetos históricos – Phoenix Suns
Hornacek elogia Tyson Chandler e cobra liderança de armadores do Suns
“Eu aprendo algo novo todos os dias com Tyson. Falo com ele e, na hora, ouço um conselho que posso aplicar em quadra imediatamente – como posicionamento ou pequenos detalhes. Sinto que o jogo desacelerou para mim nos últimos tempos, com tudo isso. Quando pego a bola agora, vejo mais meus companheiros e entendo o que acontece”, explicou, sem ver o novo reforço como um concorrente por tempo de quadra.
Para Chandler, o jovem pivô ainda não faz ideia do potencial que possui e pode ir muito longe. “Alex tem um futuro bastante promissor e todas as qualidades que se busca em um homem de garrafão hoje em dia. Sinceramente, eu não acho que ele saiba quão bom pode ser. É grande, ágil, com braços longos e finaliza com as duas mãos. Acho que, quando Alex entender isso, veremos sua carreira explodir. E é meu trabalho ajudá-lo a chegar lá”, analisou.
Quinta escolha do draft de 2015, Len chegou ao Suns após duas temporadas na Universidade de Maryland e passou a maior parte de seu ano de estreia na NBA recuperando-se de uma cirurgia no tornozelo. Ele esteve presente em 69 partidas da equipe na campanha passada (sendo 44 delas como titular), registrando médias de 6.3 pontos, 6.6 rebotes e 1.5 tocos em 22.0 minutos de ação por noite.