https://www.youtube.com/watch?v=HOiH1eVCggw
Quem é o melhor arremessador da história da NBA? Danny Ainge, ex-jogador e atual gerente-geral do Boston Celtics, entrou na discussão com uma opinião inesperada. O executivo, que atuou por oito anos ao lado do craque Larry Bird, acredita que Stephen Curry superou a lenda da franquia como o melhor arremessador da história da NBA. Em entrevista à rádio WEEI, o GM explicou sua escolha e ainda colocou um terceiro jogador no debate.
“Larry foi o melhor arremessador que já havia visto em quadra, até Stephen aparecer. E Ray Allen está próximo dos dois. Se alguém me falasse que Larry foi o melhor da história, eu não teria muitos argumentos para negá-lo. O mesmo vale para Ray. Provavelmente, não discutiria. Eles estão muito próximos mesmo”, analisou Ainge, que já havia manifestado sua opinião em uma postagem no twitter, em maio deste ano.
Em números totais, Curry ainda está muito longe de superar as marcas de Bird e Allen na NBA. O astro do Golden State Warriors, porém, não faz feio quando o assunto é aproveitamento de arremessos: na carreira, ele tem médias de 44.0% nas tentativas de longa distância – número inferior somente aos registrados por seu técnico, Steve Kerr, e Hubert Davis. Para o dirigente, o que mais se destaca é a versatilidade do armador como chutador.
“Escolho Stephen pela variedade de seus arremessos. São ganchos de mão esquerda, bolas de três após dribles e corta-luzes, reversões. É por causa da variedade e grau de dificuldade. Essa era a razão pelo qual elegia Larry como melhor até agora: ele acertava arremessos até com dois jogadores em cima dele. Isso foi o que sempre me impressionou e vejo a mesma capacidade de criar e converter tiros em pequenos espaços em Stephen”, indicou.
Leia mais
Reggie Miller escolheria Bird à frente de LeBron em draft histórico
“Talvez, sejamos a melhor dupla de arremessadores da história”, afirma Klay Thompson
Durante carreira de 13 temporadas no Celtics, Bird acertou 49.6% dos arremessos de quadra que tentou e 37.6% dos tiros de longa distância. O ídolo de Boston ainda conquistou o desafio de três pontos do Fim de Semana das Estrelas em três das quatro vezes em que foi convidado. Curry e Allen também já ganharam o evento, mas apenas em uma oportunidade e depois de múltiplas participações.
https://www.youtube.com/watch?v=OoOn7Bmpo_M
A seu favor na discussão, Allen conta com o recorde de mais arremessos de longa distância convertidos na história da NBA: foram 2.973 acertos em 19 anos de carreira – oficialmente, ainda não encerrada. Em termos de índices de conversão, o ala-armador “matou” 40% das bolas de três pontos na carreira e 45.2% das tentativas em geral.
Curry tem chances sólidas de ultrapassar a marca de Allen nos próximos anos. Em suas seis primeiras temporadas na NBA, o atual MVP da liga disputou média de 71 jogos por campanha convertendo três arremessos de longa distância por partida – o que resulta em 213 cestas por campeonato (número que superou com facilidade nas últimas três temporadas). Por projeções matemáticas, o jogador de 27 anos precisaria de mais nove campanhas acertando mínimo de 213 tiros de três pontos para superar o recorde.