Revisão da temporada – San Antonio Spurs

Time texano teve azar ao encontrar com outro candidato ao título logo na primeira rodada dos playoffs

Fonte: Time texano teve azar ao encontrar com outro candidato ao título logo na primeira rodada dos playoffs

San Antonio Spurs (55-27)

Playoffs: Eliminado na primeira rodada pelo Los Angeles Clippers em sete jogos.

MVP do time na campanha: Kawhi Leonard (16.5 pontos, 7.2 rebotes, 2.5 assistências, 2.3 roubadas de bola)

Publicidade

Pontos Positivos

– O ala Kawhi Leonard teve a sua melhor temporada na carreira. Não por menos, ele foi eleito o principal defensor de 2014-15, deixando um dos favoritos, o ala-pivô Draymond Green para trás.  

Publicidade

– O San Antonio Spurs manteve a base vencedora de 2013-14 e o técnico Gregg Popovich soube dosar seu elenco de forma brilhante para chegar inteiro aos playoffs. Quase deu certo. Faltou combinar com o Los Angeles Clippers.

– O time foi um dos melhores no aproveitamento de longa distância. O Spurs converteu 36.7% de suas tentativas, sendo que Tony Parker e Danny Green foram os melhores com ao menos 41%.

Publicidade

– Para variar, o equilíbrio entre ataque e defesa foi novamente um ponto a ser destacado. O Spurs foi o sétimo melhor ofensivamente, com 103.2 pontos por partida e teve 97.0 pontos contra, a terceira melhor marca. No geral, venceu seus adversários por 6.2 pontos.

Pontos Negativos

– Manu Ginobili é um dos melhores estrangeiros de todos os tempos da NBA, mas fisicamente ele já não consegue acompanhar o ritmo da liga. O argentino teve uma participação bem abaixo do esperado, principalmente nos playoffs, quando obteve 8.0 pontos e 34.9% de aproveitamento nos arremessos.

Publicidade

– O confronto contra o Los Angeles Clippers aconteceu cedo demais. Na verdade, a conferência Oeste é dura mesmo com os melhores times e dois dos principais candidatos se encontraram logo na primeira rodada. Melhor sorte para o Clippers, que superou seu adversário em sete jogos.

– Se na temporada regular Green e Parker foram os melhores nos lances de três, nos playoffs eles decepcionaramEnquanto Green acertou 30% de suas tentativas, o francês errou todos os seus nove arremessos. Visivelmente importunado por lesões, Parker “apanhou” de Chris Paul.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=CXHreWMC268

Análise

O San Antonio Spurs chegou de uma temporada perfeita, após superar o Miami Heat em 2013-14 com um basquete de encher os olhos de qualquer um. O técnico Gregg Popovich, preocupado com alguns de seus principais jogadores, fez novamente uma espécie de revezamento constante no quinteto titular durante toda a fase regular e esperava chegar aos playoffs com o time inteiro. O problema é que não foi bem assim. Tony Parker chegou longe de suas melhores condições físicas. Falhou ainda mais tecnicamente no fim da temporada regular, quando obteve apenas 10.3 pontos nos últimos oito jogos. Já nos playoffs, ele sofreu diante de Chris Paul. Mas se o problema fosse apenas Parker, estaria tudo bem. Mas Danny Green, Manu Ginobili e o brasileiro Tiago Splitter também estiveram mal e pouco produziram.

Publicidade

Tim Duncan fez a sua 18ª temporada da carreira e poderia facilmente ser eleito o melhor defensor, mas esse prêmio ficou com o seu colega, o ala Kawhi Leonard. No Jogo das Estrelas, entretanto, quem foi chamado foi o veterano, enquanto Leonard ficou de fora.

Popovich fez de tudo para deter o Clippers na primeira rodada e claro, fez uso do hack em cima de DeAndre Jordan. Mesmo assim, o time californiano passou de fase.

Futuro

Publicidade

Para quem achava que o Spurs fosse cair de produção, a direção da equipe fez um ótimo trabalho nas férias e trouxe LaMarcus Aldridge para o seu elenco. Além do ex-jogador do Portland Trail Blazers, o time texano contratou David West, do Indiana Pacers e o jovem Ray McCallum, vindo do Sacramento Kings. Jimmer Fredette também chegou, como mais uma arma para os arremessos de três.

O pivô Tiago Splitter foi trocado, entretanto. Ele vai jogar pelo Atlanta Hawks na próxima temporada. Além dele, o italiano Marco Belinelli foi para o Sacramento Kings.

É certo que Popovich vai fazer seu elenco rodar mais e, agora que conta com Aldridge e West, Tim Duncan vai jogar ainda menos na fase regular. Duncan atuou por cerca de 28 minutos em 2014-15 e deve girar em torno dos 24 nesta que pode ser a sua última temporada.

Publicidade

O mesmo deve acontecer com o argentino Manu Ginobili. Kyle Anderson está cada vez melhor fisicamente e tecnicamente. Ele foi eleito o MVP das ligas de verão com médias de 22.0 pontos, 5.8 rebotes e 1.3 roubada.

O Spurs é sempre um dos favoritos ao título e não será diferente agora, que conta com Aldridge no time. Espera-se ver o jogo mais focado no ala-pivô e em Leonard cada vez mais. É a provável última chance de Duncan e Manu Ginobili de encerrarem suas carreiras com outro campeonato. Se tiver um pouco mais de sorte nos playoffs, dificilmente cai antes da final do Oeste.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários