O Oklahoma City Thunder anunciou que o ala Perry Jones III foi trocado com o Boston Celtics em negociação fechada nesta terça-feira. Além do jogador, a equipe enviou uma escolha de segunda rodada do draft de 2019 (adquirida originalmente do Detroit Pistons) e uma quantia não especificada em dinheiro, enquanto recebe outra escolha de segunda rodada de recrutamento (2018) e uma exceção salarial para futuras trocas.
A transação era um movimento esperado para o Thunder na tentativa de diminuir a multa que deverá pagar por exceder o teto salarial da liga. Após a renovação com o pivô Enes Kanter, a franquia ficou mais de US$10 milhões acima do limite imposto pela NBA e analistas esperam que o time siga tentando despachar mais reservas (como Steve Novak e D.J. Augustin) para aliviar ao máximo sua folha de vencimentos.
O Celtics será capaz de absorver o contrato de Jones III – que receberá pouco mais de US$2 milhões na próxima temporada – porque, estrategicamente, ainda preserva espaço em sua folha. A franquia de Boston não havia oficializado a renovação do vínculo do ala Jae Crowder e o fechamento da troca pelo ala-pivô David Lee visando manter sua flexibilidade para mais uma oportunidade que pudesse aparecer.
Selecionado com a 28ª escolha do draft de 2012, Jones nunca teve muitas chances de atuar sob o comando do ex-técnico do Thunder, Scott Brooks. Na última temporada, em pouquíssimos minutos, o ala registrou médias de 4.3 pontos e 1.8 rebote.