https://www.youtube.com/watch?v=L7Vlhg65lrk
Enes Kanter vai continuar no Oklahoma City Thunder pelas próximas quatro temporadas. De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, a franquia resolveu cobrir a proposta oficializada pelo Portland Trail Blazers na quinta-feira passada e manter o agente livre restrito em seu elenco. O pivô receberá US$70 milhões em salários no período e o último ano de contrato será opção do atleta.
A decisão da equipe em manter o jogador nascido na Suíça já era esperada ao redor da liga desde o início da offseason, o que afastou supostos times interessados nos últimos dias. Os dirigentes de Oklahoma City tinham três dias para anunciarem se cobriam ou não a proposta vinda do Oregon e, como de praxe em casos deste tipo, aguardou até os minutos finais para fazê-lo.
Segundo Vincent Goodwill, do jornal Detroit Free Press, o Thunder iniciou negociações com Kanter nos primeiros dias de agência livre e tentou um acordo sem o envolvimento de uma terceira franquia. Uma renovação de US$54 milhões por quatro temporadas chegou a ser oficializada, mas não foi aceita e o jogador de 23 anos decidiu buscar um contrato mais lucrativo no mercado.
O novo contrato do jovem pivô fará o Thunder exceder o teto salarial da liga em cerca de U$10 milhões. Para aliviar a situação financeira, especula-se que o time vai tentar “despachar” alguns vínculos de reservas de menor expressão dentro do elenco (como Perry Jones, Steve Novak e até D.J. Augustin)
Kanter, de 23 anos, vai disputar sua quinta temporada na NBA, Terceira escolha do draft de 2011, ele foi trocado pelo Utah Jazz com a franquia de Oklahoma City com a campanha passada em andamento. Em 26 jogos com a camisa do Thunder, ele obteve médias de 18.7 pontos e 11.0 rebotes em pouco mais de 30 minutos de ação por noite.