Uma noite para esquecer de James Harden

Ala-armador derrubou recorde negativo de 36 anos contra o Warriors

Fonte: Ala-armador derrubou recorde negativo de 36 anos contra o Warriors
(Foto: Ben Margot)

Harden protagonizou lances para serem esquecidos no quinto jogo da final do Oeste (Foto: Ben Margot)

James Harden foi forte candidato a melhor jogador da atual temporada da NBA. O ala-armador, certamente, viveu o seu melhor momento na liga este ano com a regata do Houston Rockets. Uma pena que a grande temporada do camisa 13 tenha se encerrado com um vexame na derrota da noite desta quarta-feira, por 104 a 90, para o Golden State Warriors, resultando na eliminação do Rockets e na classificação dos californianos à final do campeonato. Isso mesmo, pode-se classificar como um vexame a atuação do barbudo na Oracle Arena, em Oakland.

O pesadelo de Harden teve inclusive um recorde negativo histórico para o basquete americano. O ala-armador derrubou uma marca de 36 anos: ao cometer 13 turnovers no jogo decisivo, superou John Williamson, que detinha o recorde de 11 perdas de bola em um único jogo de playoffs, obtido em 1979, atuando pelo New Jersey Nets. Nesta quarta, longe de seus melhores dias e com a torcida rival pegando no seu pé, Harden conseguiu fazer pior.

O ala-armador chegou ao recorde negativo após duas perdas de bola infantis no fim do terceiro quarto, sendo a última um drible falho que fez a bola tocar em seu pé. Coincidência ou não, começou no banco o quarto derradeiro. Entretanto, desde o primeiro minuto o ala-armador estava irreconhecível. Terminou com 14 pontos, não só a sua pior pontuação nos playoffs deste ano como a pior de toda sua carreira como titular em jogos de pós-temporada. Antes, sua pior apresentação como titular tinha sido em 29 de abril de 2013, quando o Houston perdeu para o Oklahoma City Thunder. Não custa lembrar que Harden anotou três pontos irregulares nesta quarta-feira, obtidos em três lances livres que vieram após uma falta claramente inexistente de Andre Iguodala. Ou seja, os números ainda mereciam ser inferiores.

Publicidade

Harden também exibiu um rendimento pífio: 18,2% de aproveitamento nos arremessos, sua pior marca como titular em playoffs. Além disso, esta foi apenas a segunda vez na carreira como titular em pós-temporada em que terminou um jogo sem acertar nem sequer um arremesso de três. Foram apenas três tentativas de longe, o que também é seu menor registro iniciando um jogo nesta fase. Nos arremessos de quadra, o camisa 13 tentou apenas 11, igualando seu menor número obtido no primeiro jogo contra o Dallas Mavericks este ano, na primeira rodada. Das 11 tentativas, acertou apenas duas, pior número de acertos como titular.

Todos esses números surpreendentemente negativos foram exibidos após o Rockets ter apresentado um início próspero no jogo, com ótima defesa e Dwight Howard dominando em ambos os lados. Mas sem James Harden, o Rockets também não tinha muito a oferecer nesta quarta. Prova disso é o segundo quarto em que, com o barbudo no banco, o Rockets sofreu 8 a 0 no início.

Publicidade

Em tempo, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers começam a disputar as finais da NBA na próxima quinta-feira (4).

https://www.youtube.com/watch?v=Mx1oMrrzPPs

Últimas Notícias

Comentários