Nikola Mirotic não é um calouro convencional nesta temporada. Com 24 anos e profissional desde 2008, o ala híspano-montenegrino tem (muito) mais experiência do que o típico atleta estreante – algo que começa a ficar bem evidente nas últimas semanas. Depois de um início inconstante, o jovem do Chicago Bulls crava médias de 20.6 pontos e 7.7 rebotes em março, além de liderar a liga no mês em pontos anotados no último quarto.
Os ótimos números registrados em março recolocaram o ex-jogador da seleção de base espanhola entre os candidatos a melhor novato do ano. Mas, com tanta experiência, será que Mirotic deveria ser considerado para o prêmio? “Se quer saber, eu realmente não me sinto como um calouro. Sei que sou chamado assim porque é meu primeiro ano aqui, mas a verdade é que já joguei profissionalmente por cinco anos e ganhei vários títulos pelo Real Madrid”, admitiu.
Além da rodagem, mais um fator que ajuda o ala a não se sentir como um novato na NBA – e por onde passa, de uma forma geral – é o tratamento que recebe dos companheiros de time. “Eu tenho sorte porque sempre joguei em grandes equipes e acho que os outros atletas não pensam em mim como um calouro. Eles têm confiança e respeitam-me em quadra. É uma ótima sensação e ajuda na adaptação”, contou o reserva.
Mirotic precisou de tempo, porém, para provar que era realmente mais do que somente um calouro. Ele começou a temporada com pouco espaço na rotação e consolidou-se, em especial, após a “onda” de lesões no elenco a partir da virada do elenco. O jovem não reclamou da falta de chances no começo da campanha e, agora, pensa só em manter o empenho para seguir aproveitando sua grande oportunidade.
“Este é o meu momento. Não gosto de imaginar se o técnico está surpreso, apenas respeito suas decisões. Foi assim no começo da temporada, quando não jogava muito. É assim agora. Eu estou aqui para trabalhar duro e estar sempre pronto. Eu sei que a minha chance chegou e quero jogar bem, melhorar como jogador a cada dia”, resumiu, fugindo de polêmicas com o treinador Tom Thibodeau.
Com 74 jogos disputados em sua campanha de estreia na NBA, Mirotic acumula médias de 10.0 pontos e 5.0 rebotes em pouco menos de 20 minutos de ação por noite.