A instável temporada do Chicago Bulls tem sua principal explicação no desempenho defensivo do time. Acostumado a estar entre os três melhores da liga em aproveitamento de arremessos cedidos aos adversários e eficiência defensiva desde a chegada do treinador Tom Thibodeau, a equipe está fora do TOP 10 nos dois quesitos nesta temporada. E, se você está procurando um culpado para isso, Jimmy Butler sabe para quem apontar o dedo: ele mesmo.
“Para ser sincero, eu acho que tudo começa comigo. Sou visto como um grande defensor, mas não considero que esteja marcando bem ultimamente. Então, quando eu entregar um pouco mais na defesa e não me preocupar tanto com o ataque, acho que as coisas vão começar a melhorar”, avaliou o integrante do segundo quinteto ideal de defesa da última temporada, mostrando enorme cobrança pessoal.
Apesar da severa autocrítica, Butler é considerado um dos principais candidatos ao prêmio de atleta que mais evoluiu nesta temporada por conta de sua evolução ofensiva, em larga escala. Ele foi convocado para o Jogo das Estrelas, assumiu um papel maior no ataque do Bulls e vem respondendo com um crescimento meteórico em sua média de pontos (de 13.1 para 20.5) Para o ala-armador, a atual excelência no ataque vem comprometendo sua excelência defensiva.
“Eu preciso ‘escolher minhas batalhas’ e guardar energia para os dois lados da quadra agora. Não vou mentir que achava ser mais fácil do que está sendo, mas a verdade é que produzir no ataque e, logo em seguida, parar o melhor jogador adversário do outro lado não é sempre uma tarefa simples”, reconheceu o titular, que lidera a NBA em média de tempo de quadra, atuando 39.8 minutos por noite.
Curiosamente, a situação de Butler reflete-se no Bulls: a queda defensiva é acompanhada por uma sensível melhora na produção do ataque. E ele é igualmente crítico com a situação da equipe. O ala-armador reforça o recente discurso de Thibodeau e crê que um candidato ao título não pode buscar caminhos fáceis para vencer. “Trocar defesa por ataque não é algo que podemos estar dispostos a fazer como competidores”, finalizou.