Agente livre irrestrito do Orlando Magic, o ala Earl Clark não deverá retornar para a próxima temporada da NBA. O jogador de 23 anos está em negociações avançadas para reforçar o Zheijang Cyclones, da liga chinesa de basquete. O contrato de uma temporada não incluirá cláusula de liberação ao fim do locaute da liga norte-americana.
Na noite desta terça-feira, fontes chegaram a afirmar que Clark já teria assinado com o time. Pessoas próximas do atleta, porém, garantiram ao jornal Orlando Sentinel que o acordo não havia sido fechado até o fim do dia. Informações dão conta que o salário acertado entre as partes seria de quase US$ 1 milhão (R$ 1.6 milhão).
O Cyclones estão muito empenhados em aproveitar o locaute da NBA para se tornar uma das grandes forças do basquete chinês. Além de Clark, a equipe observa com a atenção a situação de alguns dos maiores astros da liga. Dwyane Wade (Miami Heat) e Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) já tiveram seus nomes ligados ao Zheijang.
Selecionado na 14ª escolha do draft de 2009 pelo Phoenix Suns, Clark teve problemas para repetir o grande sucesso da carreira universitária por Louisville entre os profissionais. Em fevereiro deste ano, a franquia do Arizona o negociou com o Magic. Pelo Orlando, o ala disputou 33 partidas e teve as melhores médias na NBA: 11.9 minutos, 4.1 pontos, 2.5 rebotes e 44.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra.