Uma das grandes surpresas da temporada, o Sacramento Kings fechou a extensão contratual de um dos jogadores mais importantes do elenco. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o ala Rudy Gay chegou a um acordo de três temporadas com a franquia e vai receber US$40 milhões em salários. O último ano do vínculo, que começa a vigorar em julho de 2015, será opção do atleta.
O empresário de Gay, Alex Saratsis, negociava com a direção da equipe californiana desde o início da última semana. Wojnarowski apurou que o Kings pretendia acertar a extensão ainda durante a offseason, mas a representação do titular só quis fechar o negócio após o início da temporada. No último ano de seu atual contrato, o jogador de 29 anos recebe pouco mais de US$19 milhões.
A opção no final do vínculo permitirá que o ala teste o mercado na offseason de 2017, quando vai ter 31 anos e pode assinar o último acordo lucrativo da carreira sob os padrões financeiros superiores trazidos pelo novo acordo de direitos de televisão. Até lá, ele e DeMarcus Cousins serão os principais nomes de Sacramento na busca por recolocar a equipe nos playoffs após oito temporadas.
Selecionado na oitava escolha do draft de 2006, Gay passou por Memphis Grizzlies e Toronto Raptors antes de chegar ao Kings. Pela equipe de Sacramento, ele está prestes a completar um ano e já disputou 65 jogos. Dez deles aconteceram na atual campanha, quando registrou médias de 22.5 pontos, 6.8 rebotes e 3.5 assistências – seus melhores números na carreira.