NBA anuncia novas regras para a D-League

Entre as novidades estão o desafio à arbitragem e a “proibição” do Hack-a-Shaq

Fonte: Entre as novidades estão o desafio à arbitragem e a "proibição" do Hack-a-Shaq

A NBA anunciou uma série de mudanças para a sua liga de desenvolvimento nesta quarta-feira. As novas regras buscam acelerar o ritmo do jogo e entre elas está a possibilidade dos treinadores desafiarem uma marcação da arbitragem.

A liga também colocará em pratica na D-League uma mudança na regra das faltas longe da bola, impedindo que os treinadores usem a estratégia que ficou famosa como ‘Hack-a-Shaq’, forçando um jogador adversário a arremessar lances livres.

Além disso, o número de faltas que precisam ser cometidas até que o oponente vá automaticamente para a linha de lance livre vai subir de quatro para cinco. No final das partidas os treinadores também poderão parar as jogadas e avançar a bola até a quadra de ataque.

Publicidade

As mudanças devem ser colocadas em prática a partir do início da próxima temporada da D-League, que começa na próxima semana. Caso elas sejam bem aceitas, é possível esperar que elas cheguem à NBA em breve.

O final dos jogos da NBA e da D-League são extremamente empolgante e às vezes podem ficar com o ritmo desacelerado pelo número de tempos pedidos”, argumenta Chris Alpert, vice presidente de operações de basquete da NBA. “Esperamos que com essas ideias que dão mais velocidade às partidas, o número de interrupções que ocorrem no final do jogo seja limitado”

Publicidade

Veja com detalhes as mudanças que serão testadas na D-League:

– Cada time terá direito a um pedido de desafio à marcação da arbitragem no tempo regulamentar e a um segundo apenas no caso do treinador estar certo no primeiro. Se houver prorrogação, cada equipe ganha mais um desafio.

Publicidade

– Nos dois minutos finais do tempo regulamentar ou da prorrogação, cada time terá uma chance de parar o jogo e repor a bola em jogo no lado de ataque da quadra. Nesse momento os treinadores podem promover substituições na equipe.

– Se um jogador intencionalmente cometer uma falta longe da bola em qualquer momento do jogo, o time que sofrer a infração pode escolher qualquer atleta para cobrar os lances livres. Atualmente a regra é válida apenas para os dois minutos finais da partida.

Publicidade

– Cada time vai arremessar lances livres automaticamente após sofrer a quinta falta em cada quarto de jogo, ao invés da quarta.

Últimas Notícias

Comentários
8xBET