[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kg2P-U2uSII]
Brasil 61 x 64 Lituânia
Brasil e Lituânia se enfrentaram na tarde desta quinta na Arena Stozice, na Eslovênia, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo FIBA, que se inicia no próximo dia 30. Além das duas seleções, estão presentes no torneio quadrangular os anfitriões eslovenos e o Irã.
A equipe comandada por Rúben Magnano chegou a empolgar no primeiro tempo, com uma defesa agressiva, contra-ataques rápidos e forte jogo no garrafão. Em certo momento do primeiro tempo, os brasileiros abriram 17 pontos de vantagem para os lituanos. O pivô Rafael Hettsheimeir revelou-se ótima opção nos arremessos de três pontos, convertendo três bolas já nos dois primeiros quartos. A Lituânia, do pivô Jonas Valanciunas e do ala-pivô Donatas Motiejūnas, sofreu com a forte marcação da seleção e produziu pouco no ataque em um jogo truncado – com a arbitragem marcando 14 faltas nos primeiros 20 minutos de jogo. A superioridade brasileira era tamanha que foram para o intervalo com vantagem de 13 pontos.
No retorno do intervalo, o Brasil teve mais um de seus “apagões” e permitiu que a Lituânia voltasse para o jogo. A produtividade ofensiva caiu e a defesa, antes bem postada, começou a ceder muitos espaços para os lituanos. A vantagem diminuiu para apenas seis pontos no fim do terceiro período. E a atuação ainda piorou no último quarto. A Lituânia, que já havia encostado no placar, virou faltando 75 segundos para o fim com uma cesta de três. Os comandados até tiveram chances de retomar a liderança, mas não obtiveram sucesso e acabaram derrotados por 64 a 61.
Os lances livres foram, mais uma vez, um dos “calcanhares de Aquiles” do time brasileiro. Nenê, por exemplo, acertou só três em oito tentativas. O fato curioso é que somente três jogadores brasileiros foram para a linha de lances livres: Tiago Splitter, Nenê Hilário e Leandrinho. Juntos, eles converteram dez e erraram sete. Por outro lado, Hettsheimeir confirmou a boa fase e converteu quatro em sete tiros dos três pontos – terminando como cestinha da partida, com 14 pontos. A seleção retorna à quadra amanhã, contra a Eslovênia, às 15h (horário de Brasília).
Destaques
Brasil
Tiago Splitter: 11 pontos, cinco rebotes, duas assistências
Rafael Hettsheimeir: 14 pontos, um rebote
Nenê Hilário: 13 pontos, cinco rebotes, seis erros de ataque
Marcelinho Huertas: quatro pontos, quatro assistências, quatro erros de ataque
Lituânia
Jonas Mačiulis: 11 pontos, seis rebotes
Jonas Valanciunas: 11 pontos, três rebotes
Donatas Motiejūnas: 10 pontos, oito rebotes