Técnico francês opta por MVP francês de 2013
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=Pbwu06HP-xo]
O técnico francês Vincent Collet optou por convocar o MVP francês da temporada 2012-13, o ala-armador Edwin Jackson. O jogador vem chamando atenção no Campeonato Francês, onde no mesmo ano foi eleito Most Improved Player por sua temporada atuando no ASVEL Lyon, equipe que tem o armador do San Antonio Spurs, Tony Parker, como cartola.
“A ausência de Tony Parker e as modificações com o interior, tal como a ausência de [Alexis] Ajinça, nos obrigou a tornarmos um time mais ofensivo”, afirmou Collet em entrevista ao site da FIBA.
Apesar da ausência do pivô do New Orleans Pelicans, Alexis Ajinça, Collet conta, na mesma posição, com Boris Diaw, um dos destaques do Spurs na conquista do título da NBA.
A França está no Grupo A do Mundial, junto com Espanha, Sérvia, Brasil, Irã e Egito.
Lesão tira MVP do AfroBasket de Mundial
O ala-armador angolano, Carlos Morais, MVP do AfroBasket 2013 está fora do Mundial devido a uma lesão no joelho esquerdo.
“Infelizmente comecei a sentir uma dor no joelho esquerdo após uma sessão de treinamentos, e levando como uma precaução e pensando no meu futuro como esportista, decidi ser removido da lista de convocados para o Mundial”, afirmou Morais em entrevista ao site da FIBA, “foi uma decisão que tomei junto com o departamento médico da seleção”.
Apesar da notícia ruim para o técnico Paulo Macedo, Morais afirmou que a lesão não é grave, mas se não tratada corretamente, pode se agravar em algo pior no futuro.
“Prometo a torcida que voltarei o mais forte possível, para lutar e honrar nossa bandeira novamente”, concluiu o jogador.
Morais já chegou próximo de atuar em uma temporada da NBA. Na pré-temporada de 2013-14, ele atuou pelo Toronto Raptors, mas não chegou a assinar um contrato para a temporada regular.
A Angola está no Grupo D do Mundial, junto com Eslovênia, Lituânia, Coreia do Sul, México e Austrália.
Craque egípcio ainda é dúvida para Mundial
O pivô egípcio Assem Marei, que atua no basquete universitário americano por Minnesota State e foi destaque da prata no AfroBasket 2013, continua na recuperação de uma lesão e espera estar 100% para o Mundial.
“[Minha recuperação] Está indo bem, mas ainda não estou confiando em meu joelho. Não está nem próximo de 100%. Ainda vou precisar de outra avaliação esse mês”, afirmou Marei em entrevista ao site da FIBA.
Enquanto isso, o técnico da seleção, Amr Aboul-Kheir, confirmou a convocação do pivô Omar Oraby, que hoje atua no basquete local, mas já teve passagem pelo basquete universitário americano onde atuou por USC.