México conquista Centrobasket em preparação para Mundial
Nas preparações para o Mundial no final do mês, a seleção mexicana conquistou o Centrobasket, competição que também tinha duas outras seleções que vão para o Mundial, Porto Rico e República Dominicana.
O México conquistou o outro após derrotar um desfalcado Porto Rico por 74 a 60. O pivô Gustavo Ayón, do Atlanta Hawks, foi o destaque da conquista do título, ao lado do armador Jorge Gutiérrez, do Brooklyn Nets.
Porto Rico estava sem importantes nomes da Copa América do ano passado, tal como o armador Carlos Arroyo, da equipe turca Galatasaray; o ala Renaldo Balkman, da equipe porto-riquenha Capitanes de Arecibo; e o pivô Daniel Santiago, que também atua em seu país natal pelo Cangrejos de Santurce. Porém ainda contava com nomes conhecidos da competição americana de 2013, tal como o armador José Juan Barea, do Minnesota Timberwolves, e o ala-armador Mike Rosario, do Leones de Ponce, equipe porto-riquenha.
A República Dominicana foi eliminada na semifinal pelos campeões, mas conquistou o bronze ao derrotar Cuba do inspirado ala-armador Osmel Oliva. Os dominicanos tiveram como destaque o ala-pivô Edward Santana, que atua no basquete espanhol pelo Plascencia Extremadura, e o pivô Eloy Vargas, que também atua na Espanha, mas pelo Fuenlabrada.
O México está no Grupo D do Mundial, junto com Lituânia, Eslovênia, Angola, Austrália e Coreia do Sul.
Já Porto Rico está no Grupo B, junto com Croácia, Argentina, Filipinas, Senegal e Grécia.
República Dominicana está no Grupo C, junto com Estados Unidos, Finlândia, Ucrânia, Nova Zelândia e Turquia.
Sem nomes conhecidos, Coreia do Sul anuncia lista definitiva
O técnico coreano, Yoo Jae-Hak, anunciou a lista definitiva para o Mundial. Sem o ex-Portland Trail Blazers, Ha Seung-Jin, dispensado por Jae-Hak não só por insuficiência técnica como por uma lesão no quadril, a seleção aposta em um veterano da liga local.
Filho de um americano com uma coreana, o ala Moon Tae-Jong, de 38 anos, é uma das esperanças da seleção asiática. Ele já foi diversas vezes eleito MVP da liga coreana. Já teve passagens pelo basquete europeu, onde atuou pelo Strasbourg (França), Fenerbahçe (Turquia) e UNICS Kazan (Rússia), além de ter atuado no basquete universitário americano por Richmond. Inscreveu-se para o Draft da NBA em 1998, porém não foi selecionado.
Um jogador que Jae-Hak possui grandes expectativas é o pivô Oh Se-Keun, de 27 anos e que atua no basquete local. “Oh Se-Keun é excelente no rebote dentro do garrafão. Ele pode ter uma estatura baixa para sua posição [2,00m], mas possui qualidade”, afirmou o técnico coreano em entrevista ao site da FIBA.
Austrália vence amistosos pré-Mundial diante da Ucrânia e Finlândia
Com uma vitória diante da Finlândia do ala-pivô Erik Murphy, do Cleveland Cavaliers, por 100 a 95; e diante da Ucrânia do ala-armador Sergiy Gladyr, da equipe francesa Nanterre, a Austrália concluiu seus amistosos antes do Mundial.
Na partida diante da seleção ucraniana, o badalado armador Dante Exum, do Utah Jazz, sofreu uma leve lesão, mas nada que o tirasse da partida ou do Mundial. Ele anotou 14 pontos e foi o cestinha do jogo.
O ala-armador australiano Ryan Broekhoff afirmou, em entrevista ao site da FIBA, que a seleção está animada e confiante para o Mundial, mas que mesmo assim reconheceu que precisam melhorar até a estreia nas competições na Espanha, diante da Eslovênia.
“Obviamente existem áreas que ainda temos que melhorar”, afirmou Broekhoff, “será uma longa preparação até as competições para ficarmos do jeito que queremos”.