Técnico espanhol fala sobre Abrines, Ibaka e Gasol
O ala-armador do Barcelona, Álex Abrines, está confirmado na lista de Juan Antonio Orenga para o Mundial em agosto. O jogador é um dos únicos da lista, junto com o armador Ricky Rubio, que não estava na seleção das Olimpíadas de Londres em 2012.
“Àlex teve uma grande temporada. Ele teve alguns problemas no joelho ano passado e não pode estar com a gente [durante o EuroBasket 2013]”, afirmou Orenga em entrevista ao site da FIBA, “Nós sabemos que ele é um dos jovens mais talentosos e tem um grande futuro a frente. Àlex pode nos ajudar a conseguir grandes coisas”.
A convocação de Abrines deixaria o também ala-armador, Fernando San Emeterio, do Saski Baskonia, fora dos convocados. “Eu vou falar com San Emeterio. Fernando nos ajudou nos últimos anos e fez um grande trabalho. Mas ele teve uma temporada muito irregular e optamos por levar Àlex”, constatou Orenga.
Quando questionado sobre a possibilidade da mudança do jogador naturalizado, considerando a lesão do pivô Serge Ibaka nos playoffs da NBA, Orenga afirmou que: “Serge teve uma incrível temporada e para equilibrar o time seria mais importante para nós ter a presença dele”. A outra opção do técnico para a vaga de jogador naturalizado é o ala-pivô Nikola Mirotic, do Real Madrid.
Orenga afirmou que não vê o fato do ala-pivô Pau Gasol ter optado pela agência livre como uma oportunidade de não ir para o Mundial. “Pau vai conseguir resolver seu futuro. Se não conseguir, ele é inteligente o suficiente para que isso não o afete”, afirmou Orenga.
A Espanha está no Grupo A do Mundial, junto França, Sérvia, Brasil, Egito e Irã.
Destaque do 3×3 está na pré-lista neozelandesa
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=WmM9OAnIlLY]
O ala Finn Delany, do Nelson Giants (equipe neozelandesa) e destaque da Nova Zelândia no 3×3 Sub-18, está na pré-lista do técnico Nenad Vucinic para o Mundial em agosto.
“Eu não sabia que estava nem perto de aparecer naquela lista [de convocados]”, afirmou Delany em entrevista ao jornal local Nelson Mail, “Foi uma enorme surpresa. Para mim, esse ano seria apenas para me adaptar ao Giants e aprender com os caras que já estavam lá”.
Delany é um dos seis nomes da pré-lista neozelandesa que possuem menos de 20 anos. Delany tem 18 anos e ainda não integra os titulares de sua equipe no campeonato local.
“Para nós técnicos é uma excelente oportunidade para testá-los [os jovens jogadores] em uma situação de pressão”, afirmou o técnico, Nenad Vucinic, em entrevista.
A Nova Zelândia está no Grupo C do Mundial, junto com Estados Unidos, República Dominicana, Finlândia, Turquia e Ucrânia.
Ricky Sánchez vê Mundial como vitrine para sua carreira
O ala-pivô porto-riquenho Ricky Sánchez, que atua no basquete argentino pelo Regatas Corrientes, afirmou que pretende melhorar para o Mundial e espera receber propostas se Porto Rico passar de fase.
“O Mundial será um grande espetáculo, especialmente se passarmos de fase”, afirmou o jogador em entrevista ao site da FIBA. Com uma aparente renovação com sua equipe na Argentina, Sánchez afirmou que: “Se eu jogar bem e Porto Rico conseguir passar de fase talvez eu consiga outras propostas que posso considerar”.
“Ainda preciso melhorar na infiltração no garrafão e tentar mais bandejas. Se eu ficar na linha de três pontos ficarei bem, isso é algo que utilizei bastante no campeonato argentino”, afirmou o jogador.
Ricky Sánchez foi escolhido no Draft da NBA em 2005 como a 35ª escolha, pelo Portland Trail Blazers. Seu contrato já passou pelo Philadelphia 76ers e Memphis Grizzlies. Hoje seu contrato está com o Miami Heat.
Porto Rico está no Grupo B do Mundial, junto com Argentina, Croácia, Grécia, Senegal e Filipinas.
Turquia anuncia pré-lista para o Mundial
O técnico da seleção turca, Ergin Ataman, anunciou a pré-lista de jogadores para o Mundial. Ela conta com dois nomes da NBA e diversos conhecidos de EuroLiga e Campeonato Turco.
Os dois nomes da NBA são pivôs, tanto Ömer Asik, do Houston Rockets, quanto Enes Kanter, do Utah Jazz. A lista também conta com nomes conhecidos da EuroLiga, como o ala-pivô Kerem Gönlüm (Galatasaray), o ala Birkan Batuk (Anadolu Efes), o ala-pivô Furkan Aldemir (Galatasaray) e o armador Dogus Balbay (Anadolu Efes).
“Em 2010 nós chegamos à final”, contou Batuk em entrevista ao site da FIBA, “Esta vez, com um novo técnico, vamos participar do Mundial para tentar o mesmo objetivo do último torneio, ser campeão”.
Entre os nomes ausentes da lista de Ataman, destaca-se o ala-pivô Ersan Ilyasova, do Milwaukee Bucks, e o armador Kenan Sipahi, do Fenerbahçe, ambos lesionados. O pivô Semih Erden, do Anadolu Efes, também ficou de fora. Hedo Türkoglu, do Los Angeles Clippers, já havia anteriormente anunciado que não iria mais atuar pela seleção turca. O anuncio foi feito em março de 2014.