[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=OI-92Zxce6g]
Andrew Wiggins está confirmado no draft deste ano. O ala-armador canadense anunciou nesta segunda-feira sua saída da Universidade de Kansas após uma temporada, em entrevista coletiva realizada no ginásio da instituição. O evento contou com a presença da família do atleta de 19 anos e do técnico Bill Self.
“Esta não foi uma decisão fácil, porque os torcedores de Kansas me deram muito apoio e meus companheiros de time são ótimos. Eu queria ter mais tempo. A universidade passa bem rápido e posso entender porque as pessoas ficam quatro anos aqui. Só quero agradecer a todos por apoiarem minha decisão”, declarou o jogador, que deverá ser uma das três primeiras escolhas do draft.
O anúncio de Wiggins não foi recebido com grande surpresa por fãs e analistas. Antes mesmo do início da temporada, o prospecto já dava a entender que ficaria apenas uma temporada em Kansas e pretendia “agarrar” a primeira chance de inscrever-se no recrutamento. Para Self, o agora ex-comandado está dando o “salto” para o basquete profissional no momento certo.
“Antes de tudo, este é um dia feliz. A hora é essa para Andrew e a oportunidade está batendo à porta. Ele teve um ano sensacional conosco e carregou a equipe em vários jogos. Nós estamos orgulhosos dele, ansiosos por seu futuro e sabemos que, por melhor que tenha sido aqui, está apenas ‘arranhando a superfície’ do quão bom pode ser”, elogiou o treinador.
Principal prospecto colegial dos EUA no ano passado, Wiggins foi disputado pelos principais programas universitários do país e chegou à Kansas cercado de expectativas. Em sua única temporada na NCAA, ele foi eleito novato do ano e integrante do quinteto ideal da conferência Big 12, além de ser um dos finalistas do prêmio Wooden. Em 35 jogos disputados, o jovem talento registrou médias de 17.1 pontos (cestinha da equipe) e 5.9 rebotes.
[polldaddy poll=7930103]