Previsão da temporada – Toronto Raptors

Toronto Raptors 2012-13: 34-48, 10º na Conferência Leste Playoffs: Não se classificou Técnico: Dwane Casey GM: Masai Ujiri (três temporadas, nenhum título de divisão, conferência ou da NBA, três classificações para os playoffs, executivo do Ano em 2013) Destaques: Rudy Gay, DeMar DeRozan,  Jonas Valanciunas ElencoPublicidade 14 – D.J. Augustin, armador 13 – Dwight Buycks, […]

Fonte:

Toronto Raptors

2012-13: 34-48, 10º na Conferência Leste
Playoffs: Não se classificou
Técnico: Dwane Casey
GM: Masai Ujiri (três temporadas, nenhum título de divisão, conferência ou da NBA, três classificações para os playoffs, executivo do Ano em 2013)
Destaques: Rudy Gay, DeMar DeRozan,  Jonas Valanciunas

Elenco

Publicidade

14 – D.J. Augustin, armador
13 – Dwight Buycks, armador
7 – Kyle Lowry, armador
6 – Carlos Morais, armador
10 – DeMar DeRozan, ala-armador
31 – Terrence Ross, ala-armador
77 – Julyan Stone, ala-armador
4 – Quincy Acy, ala
2 – Landry Fields, ala
22 – Rudy Gay, ala
16 – Steve Novak, ala
5 – Austin Daye, ala-pivô
50 – Tyler Hansbrough, ala-pivô
15 – Amir Johnson, ala-pivô
33 – Chris Wright, ala-pivô
34 – Aaron Gray, pivô
17 – Jonas Valanciunas, pivô

Quem chegou: Steve Novak, Tyler Hansbrough, Dwight Buycks, D.J. Augustin, Austin Daye, Julyan Stone

Quem saiu: Andrea Bargnani, Alan Anderson, John Lucas III, Linas Kleiza, Mickael Pietrus, Sebastian Telfair, Dominic McGuire

Publicidade

A melhor contratação do Toronto Raptors para a temporada 2013-14 não vai entrar em quadra: se trata do general manager Masai Uriji, que vai ter um belo desafio para montar um time realmente competitivo. As saídas de Andrea Bargnani e Linas Kleiza são provas de que ele não vem para brincadeiras e pode fazer com que a franquia volte para os playoffs.

O perímetro

Vou me valer de um esqueminha que o pessoal do Grantland (vocês conhecem o Grantland, né?)  usa:

Publicidade

Jogador A: 19.5 pts, 2.8 asts, 6.4 rbts, 42.5 FG%, 33.6 3PT%
Jogador B: 18.1 pts, 2.5 asts, 3.9 rbts, 44.4 FG%, 28.3 3PT%

Essas são as estatísticas dos dois principais pontuadores do Toronto Raptors, e é fácil observar que elas são bastante parecidas: Rudy Gay e DeMar DeRozan. O último, inclusive, acredita que juntos eles podem ser uma das melhores duplas da NBA. No entanto, é fácil perceber deficiências no estilo de ambos.

Publicidade

Eles são ruins nos chutes de média e longa distância. Ponto. E na liga de hoje em dia, isso é extremamente ruim para um time, que precisa de arremessadores para espaçar o ataque. Além disso, não são bons passadores, então podem sofrer marcação dupla na área próxima do garrafão, onde são bons finalizadores. 

O Raptors precisaria de um armador que fizesse o time rodar a bola e que chamasse jogadas em que Gay ou DeRozan ficassem em boas condições para finalizar. O titular é Kyle Lowry, que até é bom (6.4 assistências na última temporada), teve uns triple-doubles na carreira, mas é inconstante.

Publicidade

No banco de reservas, uma mescla de experiência com juventude. O promissor Terrence Ross, que é mais do mesmo do que os titulares fazem, D.J. Augustin, que vem em baixa do Indiana Pacers, e Landry Fields  (¯_(ツ)_/¯ ) são os substitutos imediatos. Infelizmente para o a equipe, provavelmente nenhum deles vai ser um sexto-homem que vá mudar o jogo.

Colocar DeRozan como reserva e trazer um jogador com características diferentes para ser o titular na posição 2 é uma possibilidade, assim como o Oklahoma City Thunder faz com Thabo Sefolosha, ou o San Antonio Spurs com Danny Green, ou ainda o New York Knicks com Iman Shumpert.

Publicidade

Por fim: Steve Novak. É um absurdo que o melhor arremessador de três pontos do time seja um cara que só sabe fazer isso! Eles precisam de alguém para arremessar do perímetro, isso é imprescindível hoje em dia – a não ser que joguem como o Memphis Grizzlies, o que não é o caso.

Há uma solução para resolver esse catadão de NBA 2K14 em que quase ninguém defende? Dwane Casey vai ter que quebrar a cabeça para isso.

O garrafão

Publicidade

Vai ser a primeira vez em anos que os torcedores do Raptors não vão lamentar o fato de que Andrea Bargnani seja de vidro e tenha aversão a apanhar rebotes. O eficiente Amir Johnson se firmou como titular, e vai dividir a área pintada com um dos pivôs mais promissores da liga, Jonas Valanciunas. O jogador lituano cresceu bastante na última temporada, terminando o mês de abril com 14.9 pontos, 5.9 rebotes e 2.4 tocos de média.

Tyler Hansbrough vai trazer energia vindo do banco, assim como Chris Wright. Austin Daye ainda é uma incógnita na liga, e Aaron Gray é o cara-alto-pra-fazer-falta-pegar-toco-e-dar-rebote do time. Eles ainda precisam de um pivô veterano para ser mentor de Valanciunas e que possa colaborar com bons minutos eventualmente.

Publicidade

Análise Geral

Mesmo com todos esses problemas o Raptors ainda deve brigar pela última vaga para os playoffs no Leste, mais por causa da ruindade da Conferência do que por méritos próprios (alô Bucks de 2013, estou falando de você).

Publicidade

O time tem potencial para ser um Miami Heat genérico se conseguir acertar uma defesa forte, além de entrosar Gay e DeRozan. Claro, não vai ser um absurdo se um dos dois for trocado no decorrer da temporada para que Ross possa se desenvolver. Ele, ao lado de Valanciunas, que será o líder do time pelos próximos anos.

Previsão: 9º lugar na Conferência Leste

Últimas Notícias

Comentários