As notícias são cada vez menos animadoras para quem espera ver o astro Gilbert Arenas de volta à NBA. O armador foi entrevistado rapidamente na entrada da festa de aniversário que preparou para a mãe de seus quatro filhos, Laura Govan, e negou os boatos de que vá participar da pré-temporada do Los Angeles Clippers. Mais do que isso, ele quase decretou o fim de sua carreira nos EUA.
“Eu não preciso mais do dinheiro da NBA. Já tenho demais dele. Agora, é hora de ficar com os meus filhos e família”, afirmou Arenas, que recebeu quase US$150 milhões em salários em 11 temporadas de carreira. Sua última equipe na liga norte-americana foi o Memphis Grizzlies, no primeiro semestre de 2012.
Engana-se, porém, quem acredita que o jogador de 31 anos está preparado para anunciar sua aposentadoria das quadras. Ele encontrou as condições perfeitas para seguir em ação e ser um “homem de família” do outro lado do planeta. É lógico que ganhando muito bem e sendo tratado como um astro também.
“Eu posso ir à China, continuar jogando por lá, voltar e passar muito mais tempo com os meus filhos. Tenho que estar em casa em fevereiro para aproveitar minha família”, disse o armador, aproveitando-se do fato da temporada regular da Liga Chinesa durar menos de quatro meses (dezembro a março). Além disso, os asiáticos pagam mais do que o salário mínimo para veteranos da NBA.
A primeira experiência de Arenas no basquete chinês parece ter sido um sucesso dentro e fora de quadra. O armador atuou em 14 partidas da última campanha do Shangai Sharks, franquia do ex-pivô Yao Ming, e foi o grande destaque do time: médias de 20.7 pontos, 7.3 rebotes, 3.0 assistências e quase 41% de conversão nas tentativas de longa distância em 27.6 minutos por jogo.