Nem todos sabem, mas o hoje técnico Mike D’Antoni foi um armador de enorme sucesso no basquete italiano. O comandante do Los Angeles Lakers jogou pelo Olimpia Milano por 12 temporadas, conquistando cinco campeonatos nacionais e duas Euroligas. No período, ele enfrentou o Caserta, de Oscar Schmidt, em inúmeras oportunidades e pôde atestar a excelência do novo integrante do Hall da Fama.
“Oscar foi um dos melhores arremessadores de todos os tempos. Ele tinha alcance incrível, podia acertar de qualquer ponto da quadra. Isso era o que fazia e foi assim que se tornou conhecido. Ele realmente sabia chutar. Você pode dizer isso de muitos caras, mas estamos falando aqui de um dos maiores da história no quesito”, contou o treinador, que venceu dois de seus cinco campeonatos italianos contra o Caserta.
D’Antoni ainda ressalta que o sucesso de Oscar fazia dentro de quadra se traduzia também fora delas e o ídolo brasileiro era uma figura célebre na Itália. “Sempre que você é conhecido apenas por um nome é porque ficou bem famoso. Se você só falasse em Oscar, todos sabiam quem ele era”, lembrou.
Até hoje, D’Antoni é reconhecido como o maior armador da história da Liga Italiana e, em 2008, foi selecionado como um dos 50 maiores contribuidores da história da Euroliga. Antes de jogar na Europa, ele teve cinco anos de carreira bastante discretos na ABA e NBA – incluindo uma rápida passagem pelo San Antonio Spurs.