O ala-armador J.R. Smith vai desfalcar o New York Knicks em cinco jogos da temporada 2013-14. O atual vencedor do prêmio de melhor reserva da liga foi suspenso nesta sexta-feira por ter violado o programa antidoping da NBA. A substância identificada no teste e o período de coleta não foram revelados.
De acordo com Frank Isola, do jornal New York Daily News, a punição de cinco partidas sem pagamento de multa sugere que o atleta não foi flagrado pelo uso de drogas para melhora de rendimento, mas sociais (maconha, por exemplo). Em caso de dopantes de alto desempenho, a suspensão padrão da liga é de 20 jogos.
O diretor executivo em exercício da Associação dos Jogadores, Ron Klempner, informou em nota oficial que o órgão e Smith não vão se pronunciar sobre o assunto. Segundo o dirigente, as partes vão esperar a resolução oficial do caso e não acreditam ser apropriado conceder declarações neste momento.
Os cinco jogos de suspensão do ala-armador começam a valer somente a partir do momento em que estiver clinicamente liberado para atuar. Como o Jumper Brasil noticiou recentemente, o atleta de 27 anos ainda se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo e não deverá ter condições de participar dos primeiros confrontos do Knicks na campanha 2013-14. Sua presença na pré-temporada já está descartada.
Veterano de nove anos na liga, Smith acaba de assinar uma extensão contratual de três temporadas e US$18 milhões com o Knicks. Em 80 jogos disputados na última campanha, ele anotou 18.1 pontos, 5.3 rebotes, 2.7 assistências e pouco mais de 42% de conversão nos arremessos de quadra.