O pivô Dwight Howard assinou contrato com o Houston Rockets no mês passado, mas poderia ter sido adquirido pela franquia muito antes. Mais precisamente, dezesseis meses antes. De acordo com Ken Berger, do site CBS Sports, o Orlando Magic tinha um acordo para trocar o astro com o time texano em março de 2012, que só não foi fechado porque o atleta resolveu abrir mão da opção de rescisão contratual a que tinha direito ao fim daquela temporada.
O gerente-geral do Rockets, Daryl Morey, confirmou que esteve envolvido em negociações para adquirir Howard desde o ano passado. “No começo, nós éramos o garoto feio atrás da menina bonita. Tentamos trocas em duas oportunidades. Não sabíamos disso, mas Dwight contou que os dirigentes de Orlando disseram a ele que seria negociado conosco caso não estendesse seu contrato”, disse o executivo, em programa de rádio da CBS Sports.
A renúncia da cláusula de rescisão, porém, não assegurou a permanência de Howard em Orlando por muito tempo. Em agosto de 2012, a franquia da Flórida negociou-o com o Los Angeles Lakers, em transação que envolveu também Denver Nuggets e Philadelphia 76ers. Dois meses depois, o Rockets conseguiria seu “grande reforço” ao adquirir o ala-armador James Harden.