A eliminação do Los Angeles Clippers ainda na primeira rodada dos playoffs deste ano, contra o Memphis Grizzlies, abre uma série de dúvidas sobre o futuro do time. A primeira diz respeito à permanência do treinador Vinny Del Negro, cujo contrato expira em julho, no comando da equipe. De acordo com Ramona Shelburne, que cobre a franquia para a ESPN, uma decisão sobre a renovação do contrato do técnico deverá ser tomada dentro de uma semana.
Nas entrevistas logo após o jogo da eliminação, Del Negro manifestou o desejo de continuar como treinador do Clippers. “Seguir no cargo é algo que quero, mas não que tenho de fazer. Eu gosto disso. Gosto da competição, de observar os atletas se desenvolvendo e formando uma equipe juntos. Muitas críticas são atiradas em você, sem dúvidas, mas adoro o desafio”, afirmou o técnico, que passou por drama parecido em 2012 e teve o contrato estendido.
O vice-presidente de operações da franquia, Gary Sachs, defendeu que uma decisão não pode ser tomada no calor da derrota. “Nós acabamos de ser eliminados. Deixaremos a poeira baixar um pouco e, então, avaliar tudo. Nossos treinadores e atletas fizeram um bom trabalho neste ano. Mas, logo depois de um fracasso, eu realmente não posso comentar sobre isso”, despistou.
Del Negro, de 46 anos, está no comando do Clippers desde 2010. Anteriormente, ele chegou a comandar o Chicago Bulls por dois anos. Em 230 partidas a frente do time angelino, o técnico acumula 128 vitórias e 102 derrotas. No período, ele conseguiu vaga aos playoffs em duas oportunidades, vencendo uma série e perdendo em outras duas.