O Minnesota Timberwolves oficializou nesta quinta-feira a saída de David Kahn dos cargos de presidente de operações e gerente-geral da franquia. O executivo estava no comando das operações da equipe há quatro temporadas e recebia fortes críticas por seu trabalho. Como esperado, o time já confirmou a contratação do ex-treinador Flip Saunders para assumir as duas funções.
“Nós queremos agradecer David por seus esforços nos últimos quatro anos. Sempre é preciso tomar decisões difíceis e, neste momento, acreditamos que era do interesse do time promover uma mudança. Desejamos tudo de melhor para David”, declarou o dono da franquia, Glen Taylor, por meio de nota oficial.
Saunders assinou contrato de cinco anos com o Twolves e, na negociação, também se tornou dono de uma pequena porcentagem da franquia. Ele foi técnico do time entre 1995 e 2006 e já é considerado favorito a assumir novamente o comando dentro de quadra no caso de Rick Adelman resolva deixar o cargo. Desde que foi demitido pelo Washington Wizards, em 2012, o profissional de 58 anos atuava como consultor do Boston Celtics e analista da ESPN.
“Meu objetivo é ajudar o Twolves a alcançar o sucesso que experimentamos nos primeiros anos de minha primeira passagem aqui. Temos um núcleo forte e vamos adicionar mais peças que permitirão chegarmos aos playoffs e, eventualmente, competir por um título”, garantiu Saunders, que já foi apresentado em entrevista coletiva nesta sexta.
Durante sua estadia em Minnesota, Kahn ficou notabilizado por tomar várias decisões bem questionáveis com escolhas de draft. Das dez seleções feitas pela equipe sob sua gestão, apenas duas permanecem no elenco (Ricky Rubio e Derrick Williams) até hoje. O time somou 89 vitórias e 223 derrotas no período em que esteve na direção e não classificou-se aos playoffs uma vez sequer.