Depois de dois anos longe do basquete profissional, Phil Jackson parece pronto para retornar a NBA. Quem espera vê-lo à beira da quadra, no comando de uma equipe, porém, vai se frustrar. Em entrevista ao jornal San Francisco Chronicle, o dono de onze anéis de campeão da liga como técnico revelou estar em discussões com vários times para assumir um cargo de alta gerência na próxima temporada.
“Eu tive algumas conversas e existem situações realmente interessantes se apresentando, mas eu ainda não decidi o que vou fazer. Há interesse de três ou quatro franquias. Nenhuma das propostas envolve ser treinador”, explicou Jackson, sem entrar em detalhes sobre as equipes com quem estaria negociando.
O lendário técnico foi procurado recentemente para assumir o comando do Brooklyn Nets e Cleveland Cavaliers, mas seu interesse atual está exclusivamente no exercício de um cargo gerencial. “Seria uma oportunidade real de implantar o jogo, a cultura em que acredito. Teria influência, por exemplo, na escolha da comissão técnica e no tipo de filosofia que vai reger o time. Essa é a parte mais intrigante”, contou o multicampeão.
Um dos interessados na experiência e currículo vencedor de Jackson seria o grupo que tenta levar a franquia Kings para Seattle. Caso a venda do time seja aprovada, ele deverá ser o principal candidato ao cargo de presidente de operações do novo Supersonics – exercendo papel semelhante ao do veterano Pat Riley no Miami Heat.
Jackson tem 67 anos de idade e mais de 30 deles foram dedicados ao basquete profissional. Seu trabalho mais recente foi como treinador do Los Angeles Lakers, entre 2005 e 2011, quando conseguiu seus dois últimos títulos da liga. Antes, ele comandou o Chicago Bulls e atuou 13 anos como jogador na NBA (pelo New York Knicks e New Jersey Nets).