Chris Wright se torna o primeiro atleta com esclerose múltipla a assinar contrato na NBA

O Dallas Mavericks foi a franquia responsável por quebrar uma barreira na NBA. Nesta quarta-feira, a franquia assinou contrato de dez dias com o armador Chris Wright, que tem esclerose múltipla – uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central. O jogador de 23 anos vinha atuando pelo Iowa Energy, da D-League, mas teve […]

Fonte:

O Dallas Mavericks foi a franquia responsável por quebrar uma barreira na NBA. Nesta quarta-feira, a franquia assinou contrato de dez dias com o armador Chris Wright, que tem esclerose múltipla – uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central.

O jogador de 23 anos vinha atuando pelo Iowa Energy, da D-League, mas teve a doença detectada na última temporada, quando jogava no basquete turco. Entre os sintomas da esclerose múltipla estão fadiga, perda de peso, visão turva e perda de coordenação motora. Embora tenha sido recomendado a parar de jogar basquete, Wright não desistiu de seu sonho.

“Definitivamente, essa é uma das coisas de que tenho orgulho. Posso mostrar meu rosto e ser uma fonte de inspiração, motivação para as pessoas seguirem lutando contra a doença. Não há cura para a esclerose múltipla e os médicos disseram para eu parar de jogar, mas recusei. Sabia que iria passar por um processo degenerativo, mas fiz parte da história com isso”, comemorou o armador.

Publicidade

O presidente de operações do Mavericks, Donnie Nelson, disse que o espírito batalhador de Wright foi um fator que pesou na decisão de contratá-lo. “Chris é um armador puro, que vinha sendo considerado um dos melhores da posição nesta temporada da D-League. Ele tem bom caráter e determinação para superar obstáculos, como a própria luta contra a doença mostra”, argumentou o dirigente.

O técnico do Mavs, Rick Carlisle, também ressaltou os efeitos positivos que o exemplo do novo reforço pode trazer ao grupo. “Isso mostra sua determinação e um certo grau de desenvoltura, o que considero muito importante para qualquer time da NBA. Eu sei que ele está agradecido pela oportunidade e que vai ser inspiração para outros com a mesma condição dele”, afirmou.

Publicidade

 Wright, formando da Universidade de Georgetown que não foi selecionado no draft de 2011, agora está exclusivamente focado em sua possível estreia na liga. Ele vai disputar tempo de quadra com Darren Collison, Mike James e Rodrigue Beaubois. Mas ele não parece se incomodar muito com isso: “estou sendo abençoado”.

Últimas Notícias

Comentários
8xBET