Eventos de sexta-feira
Jogo das Celebridades
O primeiro evento do final de semana das estrelas é o Jogo das Celebridades. Os técnicos serão James Harden, pelo Oeste, e Russell Westbrook, no time do Leste.
Convidados
Kevin Hart (Ator)
Ne-Yo (Cantor)
Nick Cannon (Ator)
Josh Hutcherson (Ator)
Trey Songz (Ator/Cantor)
Usain Bolt (Atletismo)
Arne Duncan (Secretário de Educação)
Terrence Jenkins (Apresentador)
Common (Cantor/Ator)
John Schriffen (Correspondente da ABC News)
Ryen Russillo (ESPN)
Dikembe Mutombo (oito vezes All-Star)
Clyde Drexler (dez vezes All-Star)
Sean Elliott (duas vezes All-Star)
Bruce Bowen (ex-San Antonio Spurs)
Tamika Catchings (Indiana Fever)
Maya Moore (Minnesota Lynx)
Jogo dos Calouros
Shaquille O’Neal e Charles Barkley comandarão as equipes de calouros e segundanistas. Os dois fizeram um draft ao vivo, selecionando os jogadores.
Team Shaq
Damian Lillard (Portland)
Kyrie Irving (Cleveland)
Andrew Nicholson (Orlando)
Klay Thompson (Golden State)
Harrison Barnes (Golden State)
Chandler Parsons (Houston)
Dion Waiters (Cleveland)
Michael Kidd-Gilchrist (Charlotte)
Tyler Zeller (Cleveland)
Kemba Walker (Charlotte)
*Andre Drummond (Detroit)
*Contundido, deu lugar ao ala-pivô Andrew Nicholson.
Team Chuck
Anthony Davis (New Orleans)
Kenneth Faried (Denver)
Kawhi Leonard (San Antonio)
Bradley Beal (Washington)
Ricky Rubio (Minnesota)
Tristan Thompson (Cleveland)
Nikola Vucevic (Orlando)
Brandon Knight (Detroit)
Isaiah Thomas (Sacramento)
Alexey Shved (Minnesota)
Eventos de sábado
Shooting Stars
Com o mesmo formato dos últimos anos, onde um jogador da atualidade é o capitão, com um ex-jogador e uma jogadora da WNBA, o Shooting Stars terá quatro times.
Team Bosh
Chris Bosh
Dominque Wilkins
Swin Cash, Chicago Sky
Team Lopez
Brook Lopez
Tyrone “Muggsy” Bogues
Tamika Catchings
Team Harden
James Harden
Sam Cassell
Tina Thompson, Seattle Storm
Team Westbrook
Russell Westbrook
Robert Horry
Maya Moore, Minnesota Lynx
Desafio de Habilidades
Campeão de 2012, o armador Tony Parker, do San Antonio Spurs, volta para tentar o bi. Jrue Holiday, que disputará o Jogo das Estrelas, assim como Parker, está no Desafio de Habilidades de 2013.
Participantes
Jrue Holiday (Philadelphia)
Brandon Knight (Detroit)
Jeff Teague (Atlanta)
Tony Parker (San Antonio)
Damian Lillard (Portland)
Jeremy Lin (Houston)
Torneio de três pontos
Em 2012, o campeão foi Kevin Love. No entanto, o jogador está lesionado e não participará. Ryan Anderson, que disputou o torneio no ano passado, está de volta.
Participantes
Paul George (Indiana)
Kyrie Irving (Cleveland)
Steve Novak (New York)
Matt Bonner (San Antonio)
Ryan Anderson (New Orleans)
Stephen Curry (Golden State)
Campeonato de Enterradas
Dois antigos campeões do Campeonato de Enterradas disputarão o título em 2013. Vencedor em 2007 e vice no ano seguinte, Gerald Green, do Indiana Pacers, está de volta. Jeremy Evans, do Utah Jazz, triunfou em 2012 e é um dos principais candidatos.
Curiosidade: James White e Gerald Green já se enfrentaram em um campeonato de enterradas. Foi em 2010, na Rússia.
Participantes
Gerald Green (Indiana)
Terrence Ross (Toronto)
James White (New York)
Eric Bledsoe (L.A. Clippers)
Jeremy Evans (Utah)
Kenneth Faried (Denver)
Domingo
Jogo das Estrelas
Por uma diferença de apenas 8.000 votos, o ala-armador Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) superou o ala LeBron James (Miami Heat) e foi o jogador mais lembrado para participar da partida festiva. Esta é a terceira vez na carreira que o jogador de 34 anos lidera a votação.
A seleção da conferência Oeste foi dominada pelas equipes de Los Angeles. Além de Kobe, o pivô Dwight Howard também vai representar o Lakers no quinteto inicial. O rival Clippers não ficou para trás e terá dois titulares no evento: o armador Chris Paul e o ala-pivô Blake Griffin. Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, completa o time.
Já no Leste, LeBron terá a companhia de um companheiro de Heat no alinhamento titular da seleção da conferência Leste: o ala-armador Dwyane Wade. O Boston Celtics também vai marcar presença no jogo com dois jogadores: o armador Rajon Rondo e o ala-pivô Kevin Garnett. O ala Carmelo Anthony, New York Knicks, fecha o quinteto.
OESTE
Titulares
G- Chris Paul (armador, Los Angeles Clippers)
O armador Chris Paul foi selecionado pela sexta vez para o Jogo das Estrelas. Defensivamente, Paul é um dos principais jogadores da NBA. Organizando as jogadas, é considerado por muitos o melhor de sua posição. Ele atuou em 43 partidas em 2012-13, com médias de 16.6 pontos, 9.6 assistências e 2.6 roubadas.
G- Kobe Bryant (ala-armador, Los Angeles Lakers)
Kobe Bryant foi chamado para nada menos que 15 vezes para o All Star game. Kobe, três vezes MVP do jogo festivo, mostrou uma nova face de seu jogo em 2012-13, passando mais a bola. Não por menos, já possui a melhor média de assistências desde 2004-05, com 5.6 por jogo. De quebra, ele faz 26.8 pontos e 5.3 rebotes.
F- Kevin Durant (ala, Oklahoma City Thunder)
MVP da última edição, o astro Kevin Durant lidera a NBA em pontuação pela quarta temporada seguida. Nos últimos dois jogos de ASG, Durant anotou 34 e 36 pontos, respectivamente. O ano de Durant é simplesmente sensacional. Ele possui médias de 29.2 pontos, 7.4 rebotes, 4.4 assistências, 1.6 roubada, convertendo 51.9% de arremessos, 42.7% em três pontos e 90.7% em lances livres. Exceto em pontos e rebotes, o camisa 35 faz seus melhores números da carreira nesses outros quesitos. Durant vai para o seu quarto Jogo das Estrelas.
F- Blake Griffin (ala-pivô, Los Angeles Clippers)
Três anos na NBA, terceira seleção para o All Star game. Nada mal. Blake Griffin é mais que um jogador explosivo e presença constante no Top 10 das jogadas do dia. Griffin é um ala-pivô capaz de conduzir seu time aos triunfos sozinho, mas com a ajuda de Chris Paul, as coisas ficam um pouco mais fáceis. Vem aprimorando um arremesso de média distância. Griffin possui médias de 18.5 pontos, 8.7 rebotes, 3.6 assistências e 1.5 roubada em 2012-13.
C- Dwight Howard (pivô, Los Angeles Lakers)
Pela primeira vez defendendo a seleção do Oeste, o pivô Dwight Howard, agora no Los Angeles Lakers, é o melhor jogador de sua posição há alguns anos. As lesões nas costas (no ano passado) e no ombro direito, tiram um pouco de sua explosão e influenciam diretamente em seus números, além do fato de jogar ao lado de Kobe Bryant, primeira opção ofensiva no time californiano. Em sua sétima seleção, Howard possui médias de 16.3 pontos, 11.8 rebotes, 2.3 bloqueios, convertendo 57.8% de seus arremessos.
Reservas
Russell Westbrook (armador, Oklahoma City Thunder)
Selecionado pela terceira vez para o time de reservas do Oeste, Russell Westbrook é, antes de tudo, um cestinha, um jogador que parte para a cesta ao invés de procurar envolver seus companheiros com assistências. De qualquer forma, é muito bom vê-lo jogar dos dois lados da quadra. Westbrook é intensidade pura, mas comete muitos erros de ataque, talvez seu maior defeito. Em 2012-13, ele possui médias de 22.6 pontos, 8.1 passes decisivos, 5.1 rebotes e 1.9 roubada.
Tony Parker (armador, San Antonio Spurs)
Até pouco tempo, o francês Tony Parker não era exatamente um grande frequentador do Jogo das Estrelas. Em 11 temporadas, esta é a sua quinta seleção, mas isso não tira o seu brilho. Parker é um dos líderes do sempre favorito San Antonio Spurs, com médias de 20.8 pontos, 7.6 assistências e tem um aproveitamento incrível para armadores: 53.6% nos arremessos.
James Harden (ala-armador, Houston Rockets)
Nada que uma troca para fazer de James Harden aquilo que muitos imaginavam: um jogador da franquia. Depois de três anos na reserva do Oklahoma City Thunder, Harden é hoje um dos cestinhas da NBA e isso lhe rendeu sua primeira aparição no ASG. Único representante do Houston Rockets no jogo, o barbudo possui médias de 26.1 pontos, 5.7 assistências, 4.8 rebotes e 1.9 roubada.
David Lee (ala-pivô, Golden State Warriors)
Não há como negar que David Lee seja um ótimo jogador, mas de um lado das quadras, apenas. Lee, que vai para o seu segundo Jogo das Estrelas, é ótimo ofensivamente. Ele possui médias de 19.0 pontos, 10.8 rebotes e 3.8 assistências em seu terceiro ano no Golden State Warriors.
Zach Randolph (ala-pivô, Memphis Grizzlies)
Zach Randolph não faz sua melhor temporada pelo Memphis Grizzlies, mas contribui com médias de 15.6 pontos e 11.5 rebotes. Um dos líderes em rebotes ofensivos da NBA (pega 4.2 por jogo), o não muito atlético jogador (fui legal com ele aqui) foi selecionado pela segunda vez para o All Star game.
LaMarcus Aldridge (ala-pivô, Portland Trail Blazers)
O ala-pivô LaMarcus Aldridge vai para o seu segundo Jogo das Estrelas seguido sem ser considerado um jogador dominante no garrafão. Muito bom ofensivamente, Aldridge é o líder do Portland Trail Blazers com médias de 20.9 pontos, 8.8 rebotes e 1.3 tocos em 2012-13.
Tim Duncan (pivô, San Antonio Spurs)
Depois de interromper uma longa sequência de 12 seleções como titular, o veterano Tim Duncan está de volta ao ASG. Duncan, que não se importa muito com o jogo festivo (já declarou diversas vezes que preferia descansar), parece ressurgir das cinzas. Ele, que há dois anos fez 13.4 pontos, sua pior média da carreira, possui agora 17.2 pontos, 9.6 rebotes, 2.8 bloqueios, convertendo 82.4% nos lances livres.
LESTE
Titulares
G- Rajon Rondo (armador, Boston Celtics)
Selecionado pela quarta vez seguida, o armador Rajon Rondo não vai jogar nesse ano. Lesionado no joelho, deu lugar ao pivô Brook Lopez, do Brooklyn Nets. Esta seria sua primeira participação como titular e pensar que em 2011-12 ele só entrou depois que Joe Johnson, então jogador do Atlanta Hawks, se machucou. Como não voltará à quadra nessa temporada, Rondo termina com médias de 13.7 pontos, 11.1 assistências, 5.6 rebotes, 1.8 roubada e cinco triple-doubles.
G- Dwyane Wade (ala-armador, Miami Heat)
OK. Dwyane Wade não é mais o mesmo que vimos na era pré-LeBron, mas em sua nona participação, a oitava seguida como titular, Wade faz 21.0 pontos, 4.9 rebotes, 4.8 assistências e 1.6 roubada, números suficientes para colocá-lo entre os melhores de sua posição na NBA.
F- LeBron James (ala, Miami Heat)
Considerado o melhor jogador da NBA na atualidade, LeBron James define-se em uma só palavra: completo. Como chamar um jogador do calibre de LeBron de “apenas físico” ou “de mídia”? Seus números são insanos. Em 2012-13, ele possui médias de 27.3 pontos, 8.2 rebotes, 6.9 assistências, 1.7 roubada, converte 42.4% dos tiros de três e 56.5% em arremessos. MVP em duas edições, James é escolhido como titular desde 2004-05, ou seja, em todas as nove participações.
F- Carmelo Anthony (ala, New York Knicks)
É redundância dizer que Carmelo Anthony faz uma de suas melhores temporadas. Também é redundância dizer que ele é espetacular arremessando de qualquer lado da quadra. Mas Anthony precisa da bola para mostrar seu serviço. Sem ela, ouso dizer que ele é quase comum. Calma, vou explicar. Melo é daqueles jogadores que conseguem criar o próprio arremesso. Poucos fazem isso com tamanha eficácia. Porém, ele não faz picks, não é extremamente atlético, e por fim, falha na cobertura defensiva. De qualquer forma, foi selecionado pela sexta vez, a quinta seguida como titular. Isso é para poucos. Em 2012-13, ele faz 28.6 pontos, 6.5 rebotes e acerta 40.5% nos tiros de três.
C- Kevin Garnett (ala-pivô, Boston Celtics)
Para ser titular, o veterano Kevin Garnett passou raspando e por pouco não fica fora do Jogo das Estrelas. Pela sua história, foi mais do que merecida a sua seleção. Pela temporada, nem tanto. Garnett, que está na NBA há 18 anos, foi chamado 15 vezes, sendo 14 delas no quinteto inicial. Neste ano, o camisa 5 contabiliza 15.1 pontos, 7.7 rebotes, 1.1 roubada e 1.0 bloqueio. Ele é um dos melhores defensores da história da liga.
Reservas
Kyrie Irving (armador, Cleveland Cavaliers)
Poucos jogadores me agradaram tanto quanto Kyrie Irving em 2012-13. O segundanista faz coisas de jogadores veteranos e sua primeira seleção é mais do que justa. Irving, que possui médias de 23.5 pontos, 5.5 assistências e 1.7 roubadas, mostrou-se ainda um exímio arremessador de longa distância, motivo pelo qual foi chamado para participar do torneio de três pontos. Neste ano, ele converteu 42.5% de suas tentativas.
Jrue Holiday (armador, Philadelphia 76ers)
Excepcional dos dois lados da quadra, o armador Jrue Holiday foi chamado pela primeira vez para o ASG. Holiday possui médias de 19.0 pontos, 8.9 assistências, 4.2 rebotes e 1.5 roubada em 2012-13. O jogador foi o centésimo escolhido do Philadelphia 76ers na história do time. Para quem acha que Allen Iverson foi o jogador mais vezes chamado da equipe, uma notícia: não. Iverson foi oito, enquanto Dolph Schayes teve 12.
Luol Deng (ala, Chicago Bulls)
Se você esperava números melhores de Luol Deng sem a presença de Derrick Rose, então não se preocupe que não é o único. Entretanto, Deng vai para o seu segundo Jogo das Estrelas sem ser exatamente um astro. Ótimo defensor, o camisa 9 está sacrificando estatísticas pessoais por vitórias. Além disso, ele está jogando lesionado no pulso há mais de um ano. Em 2012-13, Deng possui médias de 16.7 pontos, 6.8 rebotes e 1.0 roubada.
Paul George (ala, Indiana Pacers)
Uma seleção nada menos que justa, faz de Paul George um dos jogadores mais intrigantes para o All Star game. Chamado pela primeira vez, o principal candidato ao MIP (jogador que mais evoluiu), George produz números suficientes para ser lembrado. São 17.6 pontos, 7.8 rebotes, 4.0 assistências e 1.8 roubada.
Chris Bosh (pivô, Miami Heat)
Seja pelo nome, seja pelos seus companheiros, Chris Bosh segue na lista para o Jogo das Estrelas. O fato é que, apesar disso, Bosh possui números respeitáveis. Ele contribui com 17.7 pontos, 7.4 rebotes, 1.3 toco e um aproveitamento de 55.5% de arremessos, sua melhor marca na carreira. Desde 2005-06, o camisa 1 é presença constante no ASG e já contabiliza oito seleções.
Joakim Noah (pivô, Chicago Bulls)
Finalmente a NBA o chamou. Joakim Noah merece essa vaga como um dos jogadores mais aguerridos da liga. E seus números também ajudam. Noah faz suas melhores marcas da carreira em pontos (11.8), rebotes (11.4), assistências (4.1), bloqueios (2.0), roubadas (1.3), e lances livres (75.7%).
Tyson Chandler (pivô, New York Knicks)
Outro que a NBA demorou a chamar, o pivô Tyson Chandler é um dos melhores defensores da liga. Ele não aparece muito ofensivamente – são 11.4 pontos por jogo. Mas Chandler é um jogador que todo técnico quer ter no time. O pivô possui 11.1 rebotes e 1.1 bloqueio em 2012-13.
Brook Lopez (pivô, Brooklyn Nets)
Ele não é muito de se importar com rebotes, mas é uma ameaça dentro do garrafão, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Brook Lopez chega ao seu primeiro ASG com sólidas médias de 19.0 pontos, 7.4 rebotes, 2.2 bloqueios e 52% de aproveitamento em arremessos. Entra na vaga deixada por Rajon Rondo.
Eles também poderiam estar lá
Josh Smith (Atlanta Hawks), Paul Pierce (Boston Celtics), *Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers), Greg Monroe (Detroit Pistons), Stephen Curry (Golden State Warriors), David West (Indiana Pacers), *Kevin Love (Minnesota Timberwolves), Nikola Vucevic (Orlando Magic), Al Jefferson (Utah Jazz)
*Contundidos
Calendário
Sexta-feira
22h- Jogo das Celebridades
0h- Jogo dos Calouros
Sábado
A partir das 23h30
1º evento – Shooting Stars
2° evento – Desafio de habilidades
3° evento – Torneio de três pontos
4° evento – Campeonato de enterradas
Domingo
22h – Jogo das Estrelas