O Phoenix Suns, time que tem a segunda pior campanha da conferência Oeste (16 vitórias e 30 derrotas), está tentando a contratação do ala Josh Smith, do Atlanta Hawks. A informação foi passada pelo jornalista Alex Kennedy, do USA Today.
Segundo a publicação, as direções das duas franquias já teriam iniciado conversas sobre a possibilidade de uma troca. Na negociação, o time de Phoenix estaria disposto a liberar o pivô polonês Marcin Gortat. A franquia do Arizona também pode envolver escolha de draft e jogadores com contrato expirante como o armador Sebastian Telfair e o ala Wesley Johnson.
Caso a negociação não se concretize até o período final para trocas (21 de fevereiro), o Suns pode fazer uma sign-and-trade com o Hawks na próxima intertemporada, já que Smith está no último de contrato.
A ideia do time de Phoenix, na offseason, seria assinar um contrato longo com Smith e ainda buscar um agente livre de qualidade, já que a franquia terá espaço na folha salarial para fazer esses movimentos.
O ala e seu agente, Wallace Prather, vão se encontrar ainda nesta semana com a direção do time de Atlanta para discutir o futuro do jogador na franquia. Um pedido para ser trocado até a trade deadline não está descartado.
Além do Suns, Smith está na mira de Charlotte Bobcats, Dallas Mavericks e Houston Rockets. O ala, de 27 anos, tem médias de 16.8 pontos, 8.4 rebotes, 3.9 assistências e 2.2 tocos, em 42 jogos disputados nesta temporada.