Conforme o Jumper Brasil já adiantava há mais de um mês, o nome Hornets deixará de fazer parte da franquia de New Orleans a partir da próxima temporada.
Em um comunicado publicado no site da equipe, nessa quarta-feira, o dono da franquia, Tom Benson, anunciou que a equipe passará a se chamar Pelicans em 2013/2014. A logomarca do novo time, que tem as cores vermelho, azul escuro e dourado, também já foi divulgada.
Benson planejava a mudança de nome desde quando comprou a franquia, em abril do ano passado. O desejo dele era de que a franquia tivesse um nome que estivesse relacionado ao ambiente e à cultura de New Orleans. A maior cidade da Louisiana é famosa por ser considerada a capital mundial do jazz, por promover o festival carnavalesco Mardi Gras e por ter sido devastada pelo furacão Katrina em 2005.
Como o Jazz já é utilizado pelo time de Utah, Benson optou pelo nome Pelicans. O pelicano marrom é o pássaro que representa a Louisiana e, inclusive, aparece na bandeira do Estado. Pelicans era o sobrenome de um time de New Orleans em uma liga menor de Beisebol.
Charlotte pode ter o nome Hornets de volta
A mudança de nome da franquia de New Orleans deve causar a alteração do nome de outra franquia da Liga. O Charlotte Bobcats já entrou em contato com a Liga para tratar da possibilidade de recuperar o apelido Hornets.
“Estamos cientes da mudança iminente em relação ao nome da equipe de New Orleans. Nós estamos atualmente em contato com a NBA e conduzindo nossa própria diligência em relação a esse assunto. Nós não faremos mais nenhum comentário até que tenhamos concluído esse processo”, disse Fred Whitfield, superintendente da franquia.
Vale lembrar que, de 1988 a 2002, a equipe de Charlotte se chamou Hornets. Em 2002, houve a realocação da franquia para New Orleans e o nome Hornets foi junto. Em 2004, Charlotte voltou a ter uma equipe na NBA e decidiu adotar o nome Bobcats.