Alvin Gentry não é mais técnico do Phoenix Suns. Franquia e treinador acertaram a rescisão de contrato na tarde desta sexta-feira, depois de reunião que reuniu o gerente-geral Lon Babby e o dono da equipe, Robert Sarver. O acordo marca o fim de uma passagem de três temporadas do profissional pelo comando técnico da equipe.
Os resultados ruins foram o principal motivo para a dispensa do técnico de 58 anos. Com apenas 13 vitórias em 41 jogos, o Suns é o último da conferência Oeste e quarto pior time da temporada – a frente apenas de Cavaliers, Bobcats e Wizards. A equipe ainda vive uma sequência de quatro derrotas consecutivas como mandante.
Segundo John Gambadoro, do site Arizona Sports, a direção do Suns quer que o time passe a privilegiar o desenvolvimento dos jogadores mais jovens do elenco. Gentry não seria considerado o nome ideal para comandar essa nova etapa do trabalho e, por isso, foi liberado. Um interino será nomeado dentro de 48 horas, sendo que os assistentes Elston Turner e Lindsey Hunter são os nomes mais cotados.
Gentry assumiu o comando da equipe em fevereiro de 2009, substituindo Terry Porter, e conquistou 158 vitórias em 302 partidas no período. Seu melhor momento a frente do Suns aconteceu em 2010, quando chegou à decisão da conferência Oeste. Na oportunidade, o time foi superado pelo Los Angeles Lakers em seis partidas.