O Brooklyn Nets foi uma das franquias mais empenhadas nas negociações para adquirir o pivô Dwight Howard durante a off season. A contratação não aconteceu, mas os motivos podem ir além da simples recusa de uma proposta de troca. Segundo o gerente-geral Billy King, Deron Williams pediu que o time não ficasse preso à decisão do hoje atleta do Los Angeles Lakers para montar o elenco.
“Uma coisa que Deron falou para mim foi: ‘Por favor, não espere por Dwight. Nós não podemos ficar aguardando e esquecer de ter uma equipe’”, revelou o dirigente, em entrevista para promover um programa da NBA TV sobre a franquia.
Após estudar a situação, King decidiu acatar o apelo do armador e desistir da contratação de Howard. “O Nets é maior do que uma pessoa. Eu precisava fazer isso em respeito à organização, aos fãs, a Deron e aos jogadores que temos aqui. Então, fomos em frente e montamos a equipe”, argumentou o executivo.
Sem Howard, o time do Brooklyn precisou recorrer a um plano B para formar sua rotação da posição cinco para a próxima temporada. Além de renovar com Brook Lopez por quatro anos, a direção acertou a contratação do problemático Andray Blatche, ex-Wizards.