Recém-contratado pelo Boston Celtics, o pivô Darko Milicic tem sido um desafio particular para Doc Rivers. Acima de qualquer preparação física, o treinador faz um trabalho psicológico para recuperar a confiança do segundo escolhido do draft de 2003 desde o início da pré-temporada. Na opinião do comandante, a chave para reabilitar o sérvio é cobrá-lo de forma consciente e não com base nas altíssimas expectativas do início de carreira.
“Darko só precisa de uma chance. Precisa de uma equipe que o queira para fazer seu trabalho sem pedir por uma segunda escolha de draft. Aqui só pedimos que seja parte do grupo. Acho que ele gosta das funções que assumiu e não sente pressão extra. Agora, basta mantê-lo neste estado mental”, explicou Rivers, um dos principais responsáveis pela contratação do jogador.
Para o técnico, o pivô de 27 anos não conseguiu se firmar em nenhuma franquia da liga porque ainda se prende muito a tudo que aconteceu nos seus primeiros anos nos EUA. “É visível que ele fica frustrado facilmente, então tentamos eliminar isso. Nosso objetivo com Darko é fazê-lo seguir em frente. Ele vive muito no passado e queremos que caminhe rumo ao futuro”, avaliou.
Prestes a iniciar sua 10ª temporada nos NBA, Milicic disputou 467 partidas por cinco times diferentes. No período, ele acumula médias de 6.0 pontos, 4.2 rebotes e 46% de conversão nos arremessos de quadra. Já na atual pré-temporada, o sérvio anotou quatro pontos, pegou 15 rebotes e distribuiu seis tocos em 35 minutos de ação.