Para a temporada 2012-13 da NBA, o Boston Celtics terá de volta no seu elenco dois jogadores que fizeram falta para a franquia na última temporada, principalmente durante os playoffs: Jeff Green e Chris Wilcox. Ambos foram forçados a se ausentar devido a um problema sério no coração, coincidentemente na mesma artéria, a aorta.
Green havia acabado de assinar uma extensão de um ano em seu contrato com a franquia quando seu problema foi diagnosticado, antes mesmo do início da temporada passada, tendo que se submeter a uma cirurgia para reparar um aneurisma na artéria.
O problema de Wilcox era conhecido desde que ele entrou na NBA, uma anormalidade na aorta, mas vinha sendo controlada até então. Durante a temporada regular, no mês de março, novos exames vetaram sua participação nos jogos do Celtics.
Como os dois são homens de garrafão, suas saídas – juntamente com a de Jermaine O’Neal – forçaram Kevin Garnett a jogar de pivô, o que o veterano evitou fazer durante toda a sua carreira.
Para a sorte do Celtics, que tem um trauma envolvendo o coração dos seus atletas, os dois voltarão sem maiores sequelas para a NBA.
Para quem não se lembra, o maior ídolo da franquia no início da década de 90 era Reggie Lewis. Com o declínio de Kevin McHale e Larry Bird por causa das lesões, o que resultou em suas aposentadorias, ele passou a ser o líder do Celtics em quadra. Porém, a história dele acabou durante a pré-temporada de 1993.
Lewis sofreu um ataque cardíaco durante um treinamento no dia 27 de julho, e acabou falecendo com apenas 27 anos. Em 450 partidas com o time de Boston – seu único na NBA – suas médias foram de 17.6 pontos, 4.3 rebotes e 2.6 assistências, mas sua perda para a franquia não se resume apenas aos números.
Com a morte de Lewis – e a de Len Bias em 1986 – o Celtics se viu sem um jogador de alto nível em seu elenco para dar continuidade com a história de títulos da franquia. A maior prova disso é o hiato de 22 anos sem conquistas, até que Ray Allen e Kevin Garnett se juntaram a Paul Pierce em 2008.
Parafraseando aquele locutor famoso, haja coração para o Boston Celtics e seus torcedores.