DeMarcus Cousins foi jogador do Golden State Warriors e, assim, atuou sob o comando de Steve Kerr em 2019. Mas isso não o impede de ser um crítico do técnico. O ex-pivô está perplexo com a postura do treinador enquanto acompanha a situação de Jonathan Kuminga no time. Ele crê que a falta de chances para o jovem pode ter mais razões do que só questões táticas e técnicas.
“Tudo sobre esse impasse é errado e ruim. E, antes de tudo, eu quero elogiar Jonathan Kuminga pela forma como lida com essa situação. Tem sido um bom profissional e, mais do que isso, uma pessoa respeitosa. Mas é um caso que fica mais estranho a cada dia porque parece algo pessoal. Afinal, mesmo sem Jimmy Butler, o menino ainda é um dos últimos atletas a saírem do banco. Não faz sentido”, apontou o veterano.
Steve Kerr, a princípio, sempre recebeu críticas dos fãs do Warriors pelo trabalho no desenvolvimento de Kuminga. No entanto, essa “falta de tato” alcançou novo patamar desde a chegada de Butler. O técnico optou por tirar um dos principais jovens talentos do elenco de sua rotação. Até sinalizou rever a decisão no começo da temporada, mas, ao primeiro sinal de problemas, “sacou” o ala-pivô.
“Quando um impasse assim acontece, as pessoas são rápidas em trazer o histórico dos atletas. Mas quero falar um pouco sobre Steve na gestão dos seus elencos. Vimos nas Olimpíadas, por exemplo, que ele não achou minutos em sua rotação para um jogador como Jayson Tatum. Ele já admitiu que fez uma avaliação muito errada de Anthony Edwards antes do draft. Então, o que isso significa?”, questionou Cousins.
Leia mais sobre o Golden State Warriors
- Giannis Antetokounmpo “trava” mercado de Warriors e Lakers
- “Sem Jimmy Butler, Warriors cai cedo nos playoffs”, prevê analista
- Warriors segue como candidato a troca por Michael Porter
Questão de ego
A condução de Steve Kerr para o tempo de quadra de Kuminga na primeira partida do Warriors sem Butler chamou a atenção de Cousins. O ala-pivô foi o 12o atleta a entrar em quadra pelo time na derrota contra o Toronto Raptors. Mesmo assim, aproveitou os seus 21 minutos: fez 20 pontos e cinco rebotes. Seria uma atuação para lhe garantir mais espaço, mas Cousins não aposta nisso.
“Steve é um técnico com um ego enorme. Nós sabemos disso, pois todos os treinadores são assim. Então, não vai agir como se estivesse errado. Ele veio a público e disse que Jonathan não ajudava o time a conseguir vitórias. Não vai ser porque um outro jogador se lesionou que vai retirar as suas palavras. Jonathan vai ter minutos, mas Steve não vai lhe dar condições para provar que está errado”, previu o ex-jogador.
Cousins crê que Kuminga vai seguir na rotação de Kerr por causa dos desfalques. Mas ressalta que nem sempre minutos significa, de fato, chances de mostrar o seu talento. “Nada vai mudar por Jonathan estar na rotação agora. Steve vai seguir agindo como se ele não fosse um bom encaixe em seu sistema e não vai fazer questão de tê-lo lá. Pois essa é a sua agenda”, acusou.
De saída
Kuminga já pediu para ser trocado e, com isso, tem boas chances de deixar o Warriors antes de 05 de fevereiro. No entanto, com a lesão de Butler, essa situação mudou um pouco. Ele ainda quer ir embora, mas a equipe de San Francisco passa a ter uma razão para mantê-lo – mesmo a contragosto. Pelo bem do jogador, Cousins torce para que isso não aconteça.
“Jonathan sempre joga bem e faz os seus números quando tem minutos. Então, o que ele ainda precisa provar? Afinal, o que pode fazer a mais? Steve vai seguir limitando a sua participação, pois não quer parecer um idiota. Ele já parece um idiota, na verdade, mas, se der mais minutos para esse garoto, vai confirmar essa impressão”, disparou o ex-atleta do Warriors.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

