EuroLiga minimiza chegada de torneio da NBA na Europa

Liga americana projeta iniciar competição em outubro de 2027

euroliga nba europa torneio Fonte: Reprodução / X

A NBA promete fundar em breve um torneio na Europa para competir com a EuroLiga. Com apoio da FIBA, a nova liga do continente deve começar a partir de 2027. A ideia é reunir grandes times europeus para fazer frente à competição que hoje é vista como a melhor no basquete fora dos EUA.

Continua após a publicidade

A EuroLiga, porém, não está preocupada com a chegada do torneio da NBA na Europa. Segundo o CEO Paulius Motiejunas, a liga já está estabelecida na Europa, uma vez que reúne equipes como Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique. Então, não tem motivo para se preocupar com uma competição que sequer existe.

“Só ouvimos falar do plano ou dos fogos de artifício sobre o quão incrível isso será, quanto potencial existe”, disse o CEO da EuroLiga. “Ter uma teoria, porém, é uma coisa. Fazê-la funcionar é outra. Estamos aqui há 26 anos. Então, sabemos como a Europa funciona”.

Continua após a publicidade

Apesar da posição, a ideia da NBA é de fato impor uma concorrência na Europa. Com previsão para iniciar em outubro de 2027, por exemplo, o novo torneio no continente quer atrair equipes que estão na EuroLiga. Já houve sondagens, por exemplo, ao Real Madrid, Barcelona, Galatasaray e Fenerbahçe.

Chama a atenção que a EuroLiga ainda renovou a licença de 10 anos com três: Real Madrid, Fenerbahçe e Asvel. O último é do ex-armador Tony Parker, que já sinalizou apoio à NBA. Ainda assim, Montiejunas acredita que todas as 13 equipes atuais devem seguir no tradicional torneio da Europa.

Continua após a publicidade

Leia mais!

“A NBA vem anunciando coisas há um ano, mas ainda não há nada concreto em que possa realmente pegar. Como empresários, esses são donos de times, que também começam a perceber que é um pouco como um disco quebrado de ‘vamos anunciar depois’. Porém, o início de 2027 está logo ali”, completou o CEO da EuroLiga.

Segundo o projeto de torneio da NBA, a ideia é ter 16 novos times, com 12 permanentes, sendo um sistema diferente da EuroLiga. Existem, inclusive, países que a liga já considera sondar para ter franquias. São elas: Reino Unido; França; Espanha; Itália; Alemanha; Grécia e Turquia.

Continua após a publicidade

Desde o ano passado, a NBA já tem realizado viagens pela Europa para conseguir incentivar a entrada dos times. Em Londres, por exemplo, Adam Silver se encontrou com o embaixador dos EUA no Reino Unido, além de empresas, grupo de investimentos e membros de alguns clubes.

Por fim, outro ponto que a liga na Europa pode trazer é um torneio entre times europeus e da NBA. Nos últimos anos, a discussão de qual basquete é mais forte tem ganhado força. Portanto, a competição pode servir para dar uma resposta a essa questão.

Siga nossas redes sociais

Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários