Quais são os valores reais dos jogadores da NBA quando eles surge em rumores de trocas? Se um time está mesmo disposto a negociar um de seus atletas, muitas vezes os agentes fazem o serviço de espalhar boatos pela liga. Basta informar a um jornalista mais conhecido e o trabalho está feito. Apesar de boa parte de negócios jamais acontecerem, a fonte, em geral, vem a partir de uma dica de algum membro das equipes.
Isso acontece todos os anos na NBA e ninguém deve se preocupar tanto assim, pois são rumores, certo? Bem, depende. Às vezes, um time quer elevar o valor de um atleta e explora o mercado via especulações. Assim, analistas discutem o que cada equipe tem a ganhar ou não em um negócio.
É assim há muito tempo e não vai mudar.
Alguns jornalistas, como Chris Haynes, por exemplo, são amigos de jogadores e seus agentes na NBA. Naquela troca de Damian Lillard para o Milwaukee Bucks, em 2023, ele garantiu que o armador queria o Miami Heat. No entanto, avisou dias antes que Lillard tinha uma lista de times e o Bucks poderia estar nela.
Não deu outra.
Após o agente de Lillard forçar uma das maiores trocas da NBA nos últimos tempos para o Heat, Haynes informou que o negócio poderia demorar. E foi uma “novela”, pois até Jimmy Butler, então jogador do time de Miami, fazia força para o armador chegar. Então, veio o Bucks e levou o astro.
Leia mais
- NBA: Jaylen Brown não garante futuro no Celtics
- Anthony Edwards volta, decide e Timberwolves bate Thunder
- NBA: Victor Wembanyama faz marcas históricas pelo Spurs
Mas isso é uma coisa que todo mundo sabe. Em geral, os jogadores da NBA possuem um círculo de amizade com jornalistas e, muitas vezes, partem deles mesmos os rumores de trocas. Enquanto isso, existem aqueles que não querem que nenhuma informação saia antes.
É o caso de Luka Doncic, quando foi para o Los Angeles Lakers. Ele não sabia, assim como LeBron James e Anthony Davis. Ninguém tinha a menor ideia, incluindo Shams Charania, da ESPN.
No entanto, esse tipo de atitude não é tão rara assim.
Nessa semana, por exemplo, Michael Porter confirmou que o Brooklyn Nets e o Denver Nuggets fizeram a troca sem a imprensa saber. Sean Marks, GM do Nets, ligou para Porter avisando que o negócio estava pronto, mas que dependia de alguns detalhes com a NBA para finalizar.
Algumas trocas acontecem sem que os principais jornalistas fiquem sabendo antes, pois correm riscos de algo não dar certo, como uma aprovação da NBA ou, até mesmo, de problemas nos testes físicos. O caso de Mark Williams é um deles, já que o pivô foi reprovado pelo mesmo Lakers.
Mas e quando os rumores de jogadores são feitos como aquelas “ideias de trocas” na NBA?
É o mesmo processo. Tudo depende de algum sinal de alguém.
Jogadores superestimados?
O tempo todo tem relatos de jogadores que foram superestimados em trocas. Rich Paul, agente de LeBron James, é mestre nisso. Tudo para agradar seus clientes, enquanto a NBA discute se aquele negócio foi válido ou se um time saiu prejudicado.
Isso é testar o mercado de forma indireta.
Quantas vezes Paul plantou rumores de que Zach LaVine iria para o Lakers? Isso só parou quando o valor do cestinha despencou na NBA após lesões e os boatos sumiram. LaVine não tinha valor de troca algum.
Como resultado, o Chicago Bulls mandou o seu então melhor jogador por contratos expirantes e jogadores que pouco fizeram na NBA. De’Aaron Fox estava na troca e foi parar no San Antonio Spurs. O Bulls tinha o segundo principal atleta da negociação e recebeu “restos” ou refugos, como queira.
A Klutch Sports, de Paul, foi criticada pelo negócio. No fim das contas, aquele era o valor real que o mercado podia “pagar”.
Ideias de trocas na NBA
Se os agentes supervalorizam seus jogadores em rumores de trocas na NBA, imagine os fãs de times. É algo fora do controle, pois ali envolve paixão, torcida e outras coisas.
Nessa semana, a gente preparou algumas ideias de trocas realistas para o Lakers. Nada de Giannis Antetokounmpo ou uma volta de Anthony Davis. Afinal, o time de Los Angeles não quer e não vai negociar seus principais jogadores. Ainda mais sabendo que LeBron está no último ano de contrato, Austin Reaves não sai, pois mostrou o que a direção pensava: ele é capaz de ser um All-Star.
Nos jogos em que Luka Doncic ou LeBron James não estavam em quadra, Reaves provou ser um jogador de elite. O que aconteceu com os rumores de trocas sobre ele? Desapareceram.
Então, fizemos com nomes que os próprios rumores já apontaram para os times. Em um deles, o Lakers receberia Day’Ron Sharpe e Haywood Highsmith, além de Kevin Huerter e Isaac Okoro. E adivinhe: todos eles já estiveram em boatos sobre o time.
Em contrapartida, Patrick Williams iria para o Brooklyn Nets com Gabe Vincent e Dalton Knecht. Por fim, o Bulls levaria Rui Hachimura, Jarred Vanderbilt e Terance Mann. Era só uma ideia baseada em vários rumores envolvendo cada um dos jogadores.
Teve gente que disse que o Bulls estaria sendo lesado por conta de Patrick Williams. O mesmo que atuou por um total de 16 minutos nos últimos dois jogos e fez dois pontos.
Rumores são apenas ideias
Acredite: rumores que surgem a todo instante na NBA são só ideias, que podem ter sido “plantadas” por membros de times, agentes ou jogadores. São a soma de fatores, com contratos, salários, necessidades de cada equipe.
Se um time quer abrir espaço em sua folha salarial, pode ter certeza: as trocas vão ser feitas para que tenham jogadores expirantes. É como se fosse um “aluguel” por alguns meses. A partir daí, as franquias conseguem contratar ou não agentes livres.
E quando uma equipe não estende um contrato prévio, é por vários motivos. Muitas vezes, porque o jogador vai virar restrito (se for o primeiro acordo) e sabe que o mercado não vai bancar o salário que o atleta quer. A gente viu como foi na última offseason, quando quatro deles (Jonathan Kuminga, Josh Giddey, Cam Thomas e Quentin Grimes) ficaram esperando alguém assinar com eles, bateram o pé querendo acordos mais caros e levaram o que as franquias queriam pagar.
Coby White, por exemplo, é um que está querendo mais de US$30 milhões e o Bulls não vai pagar. Então, fique de olho, pois os rumores de trocas em cima de jogadores assim na NBA só vão aumentar até a trade deadline, que acontece em 5 de fevereiro.
E o torcedor do Bulls, que não gostou da ideia de troca sobre Williams, vai ficar ainda mais decepcionado com o que o time vai receber de propostas por ele.
Siga nossas redes sociais
Todas as informações da NBA estão nas redes sociais do Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Confira todo o nosso conteúdo, mas não se esqueça de seguir a gente por lá.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA
Fonte: Reprodução / X

